Campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa na próxima segunda-feira

0
212

 

Diante do avanço do sarampo em todo o país, com mais de cinco mil casos confirmados até o momento somente no Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde dará início na próxima segunda-feira (7) a uma campanha nacional de vacinação contra a doença, que será realizada de forma seletiva e em duas etapas. Ou seja, a imunização não será indiscriminada, mas mediante a avaliação da situação vacinal da pessoa para atualização das doses conforme calendário vigente, contemplando primeiramente as crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e, na sequência, os adultos entre 20 e 29 anos.

A vacinação das crianças, que começa na segunda-feira, se estenderá até o próximo dia 25, com o Dia D de Mobilização Nacional no sábado (19), quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar, das 8h às 17h, para intensificar a campanha. Já a imunização dos adultos de 20 a 29 anos será realizada entre os dias 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D no sábado (30) com nova abertura das UBS, no mesmo horário.

 

O Ministério da Saúde chama a atenção para o fato de que os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle do sarampo. Por isso, devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta para avaliação e registro.

 

Nesta campanha será utilizada a vacina tríplice viral (SCR), que protege contrasarampo, caxumba e rubéola, para a imunização das crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos. Os adultos de 20 a 29 anos de idade receberão a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra o sarampo e rubéola). Em Guarulhos, onde já foram confirmados 389 casos de sarampo desde o início do ano até o momento, as doses poderão ser encontradas em todas as UBS.