Campanha da Pólio e Sarampo termina sexta-feira e cobertura é baixa

0
321

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo termina nesta sexta-feira (31), mas assim como nos demais municípios do país, a cobertura vacinal em Guarulhos ainda é baixa. Mais de 20 mil crianças com idade entre 12 meses até menores de cinco anos, ainda não receberam as doses contra essas duas doenças na cidade.

 

Foto: José Luiz / Arquivo PMG

 

De acordo com a última prévia, divulgada pela Secretaria de Saúde na quinta-feira passada (dia 23), 48.118 crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil na cidade desde o início da Campanha (em 4 de agosto) e 46.240 contra o sarampo. Os números correspondem a uma cobertura vacinal de 64,11% e 61,61, respectivamente, sendo que a meta é imunizar 71.298 pessoas nessa faixa etária no município, o que equivale a 95% do público-alvo.

 

As doses permanecem disponíveis em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A vacinação massiva da população durante as campanhas, incluindo as crianças que já tomaram as doses anteriormente, é fundamental para evitar que doenças já erradicadas no país voltem a acometer as pessoas.

 

As vacinas são totalmente seguras, ou seja, passam por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento, produção até a fase final que é a aplicação. Portanto, os benefícios da imunização são muito maiores que eventuais reações que podem ou não ocorrer, como febre e dor local.

 

Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de cinco anos de idade para receber essas doses durante a Campanha têm mais três dias para fazê-lo. Para tanto, basta comparecer a uma UBS com a carteirinha de vacinação.  Nos casos de perda do cartão, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico e fazer a segunda via do documento. Vale destacar que a ausência da caderneta não é um impeditivo para vacinar, uma vez que a pessoa receberá um comprovante da imunização.