Campanha contra o tráfico de pessoas

0
1004

 

A campanha nacional Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas ganha versão municipal.

 

Nesta segunda-feira (27), o prédio antigo da Câmara será iluminado de azul e serão distribuídos panfletos de conscientização durante a semana. O Ministério da Justiça e o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) coordenam a campanha brasileira e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social coordena a campanha guarulhense. A iniciativa foi implantada em 10 países. Em 30 de julho celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 

campanha-guarulhos

Peça da campanha nacional contra o tráfico de pessoas

 

Segundo o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante de Guarulhos, nos últimos cinco anos a cidade registrou 65 casos de tráfico de pessoas: 34 mulheres, 18 homens e 13 transexuais. De acordo com o UNODC, 58% das pessoas traficadas no Brasil são submetidas à exploração sexual e 36% ao trabalho escravo.

 

O Posto Humanizado é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social que está sob gestão pública desde 2010. Sua localização é estratégica, pois o Aeroporto Internacional é uma das principais portas de entrada do País. Sua função é recepcionar brasileiros e estrangeiros deportados e inadmitidos, oferecendo orientação sobre prevenção contra o tráfico de pessoas e obtenção de ajuda através dos consulados brasileiros e de outras organizações no exterior, em casos de violência. O Posto possui uma equipe interdisciplinar que identifica possíveis vítimas do tráfico e encaminha os casos através de articulação com a rede socioassistencial.

 

Com o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se Vende. Denuncie o Tráfico de Pessoas”, a campanha insere o Brasil na mobilização internacional contra esse crime. Além do empenho dos governos e dos organismos internacionais, o enfrentamento ao tráfico de pessoas exige a mobilização da sociedade e a conscientização da população. Cada cidadão tem o dever de denunciar. Disque 100 ou ligue 180.

 

Veja a programação completa a seguir:

 

27/07- Abertura na Praça Getúlio Vargas (Iluminação)

28/07- Panfletagem de rua sobre o tema:  “SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS”

29/07- Panfletagem da equipe do Busca Ativa

30/07- Palestra com os educadores do Projovem, às 9 horas, no CRAS Centro (av. Brig Faria Lima, 371)

31/07- Encerramento Aeroporto: Panfletagem nos terminais 1,2 e 3 das 13 às 18hs

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos