Bosque Maia recebe nova edição da Oficina de Danças Circulares no domingo

0
391

 

A Secretaria da Saúde de Guarulhos promove neste domingo (28) mais uma edição da Oficina de Danças Circulares. A atividade é aberta ao público e acontece das 10h às 12h na Tenda Verde do Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini, Jardim Maia.

 

 

Como tradição do último domingo de cada mês, o programa Movimenta Saúde realiza a ação a fim de elevar a qualidade de vida dos munícipes ao oferecer espaços de promoção da saúde, valorizar particularidades e abranger públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias.

 

Nesse tipo de atividade os participantes são instruídos a dançarem juntos, em círculos, internalizando os movimentos, liberando a mente, o corpo e as emoções. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. Na edição de maio serão abordados temas como luta antimanicomial, consciência negra e cuidados no trânsito. Haverá ainda uma homenagem às mães.

 

Danças circulares

 

Segundo a gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), Denise Antunes, as danças circulares se destacam pela diversidade de integrantes que delas participam. “Trata-se de uma atividade acolhedora e de união entre os participantes que traz benefícios e favorece novas relações sociais. Além disso, também cria relações harmoniosas no principal parque da cidade e reafirma a ética das danças circulares, que é a inclusão social”, disse.

 

Ainda segundo Denise, as danças circulares de Guarulhos se consolidaram como um espaço de encontro mensal e, desta forma, o trabalho desempenhado pelas focalizadoras do município tem atraído não apenas guarulhenses, mas também pessoas de outras cidades, estados e países. A experiência foi relatada no livro O Ser Dançante e o Espaço que Dança – Danças Circulares no Espaço Público do Estado de São Paulo, de Marcos Paulo Alves.