Blitz da Lei Seca em Guarulhos têm reforço tecnológico nas abordagens

0
235

 

As blitze da Lei Seca em 2019 prosseguirão com reforço da tecnologia e equipamentos de ponta para a identificação de motoristas embriagados ao volante, seguindo o padrão das abordagens realizadas no ano passado. Somente em 2018, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana promoveu cinco operações, com a abordagem de 3.265 motoristas. Desses, 173 foram autuados por dirigirem embriagados, 398 autuados por motivos como falta de carteira de habilitação, documento vencido, luz de freio ou lanterna queimada, 41 veículos foram recolhidos, 134 carteiras de habilitação foram apreendidas e 210 exames toxicológicos foram realizados.

 

 

As ações utilizaram os chamados bafômetros passivos, que são um grande diferencial das operações. Eles otimizam a fiscalização com a realização de até seis testes por minuto. As operações também contaram com campanhas educativas e farta distribuição de material informativo sobre a Lei Seca.

 

A terceira edição, em outubro, contou com outra novidade: a realização de testes experimentais para substâncias psicoativas. Em apenas um minuto, o equipamento é capaz de detectar o consumo dessas substâncias pelo condutor nas últimas 48 horas.
As ações integradas tiveram também a participação da Secretaria da Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Rodoviária e GCM.