Bênção do presépio da Biblioteca tem show de violeiros

0
1108

 

Uma movimentação com Orquestra de Violeiros, seminarista e água benta anunciava que algo estava por vir, na tarde desta sexta-feira, 11, na frente na Biblioteca Monteiro Lobato. E veio. Debaixo da casinha de madeira, sob os olhares amorosos de José e Maria, o menino Jesus repousava, contente, num caixote revestido de palha, à espera de Melchior, Baltasar e Gaspar. Era o presépio que ganhava a bênção e cantoria no Centro da cidade. Ele poderá ser visto até dia 6 de janeiro, como manda a tradição.

 

presepio-monteiro-lobato-guarulhos

Presépio recebeu bênção na tarde desta sexta-feira, 11/Fotos: Fábio Nunes Teixeira (PMG)

 

Após uma reza rápida, com reflexão sobre o Natal, o seminarista aspergiu água benta na representação do nascimento de Cristo, inventada lá nos idos de 1223, na Itália, por São Francisco de Assis.

 

presepio-violas-guarulhos

Presépio é representação criada por São Francisco de Assis

 

E a música começou. Cânticos de Natal foram entoados animadamente pela Orquestra de Violeiros Coração da Viola, chamando a atenção de transeuntes, motoristas e funcionários de lojas da região.

 

presepio-guarulhos

 

Teve gente que parou para ver e ouvir. Foi o caso de Maria Lúcia Citran. Ela cantou e se emocionou. Lembrou da época em que morava no interior do Paraná, lá em Jussara. “Resgatou a minha infância, com a Folia de Reis, os violeiros, a cultura do interior. Isto é tão bonito”, disse ela, com aquele sentimento de esperança que se renova no Natal.

 

E gostou do presépio? “Está muito bonito! É preciso se desligar das outras coisas. Parar um pouco, refletir. As pessoas precisam de amor”, resumiu a mulher que mora em Guarulhos há 32 anos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos