Audiodescrição do Ballet Giselle leva pessoas com deficiência visual ao Teatro Adamastor

0
189

 

O Ballet Giselle, interpretado com maestria pelos instrumentistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) e bailarinos da Cia. Brasileira de Danças Clássicas  encantou o público do Teatro Adamastor, no último sábado (15). Pela primeira vez, um espetáculo da Orquestra Jovem recebeu audiodescrição para que pessoas com deficiência visual pudessem sentir a mesma emoção dos demais presentes.

 

Foto: Nicollas Ornelas/ PMG

 

O prefeito Guti assistiu ao Ballet e comemorou a singularidade da montagem, sobretudo pela possibilidade de levar ao  Adamastor profissionais para a realização da audiodescrição do espetáculo, democratizando seu acesso às pessoas com deficiência visual.

 

“É um orgulho participar de um momento como este, porque estamos colaborando para a inclusão. Sem contar que é sempre motivo de muita alegria presenciar as apresentações da Orquestra Jovem”, comemora Guti.

 

O prefeito também ficou emocionado com a pequena Sophia Vitória do Carmo Almeida, de 5 anos, que em meio aos demais deficientes visuais chamou atenção por seu sorriso e carisma. “A Sophia, assim como outros deficientes que estavam ali, pôde sentir o espetáculo, mas de uma forma diferente. Com os fones nos ouvidos, ela ouviu atentamente a narração de tudo o que está acontecendo. Foi emocionante!”, declarou Fernanda Almeida, mãe da Sophia.

 

Para o deficiente visual Aquiles Rabelo, 54 anos, poder conhecer o espetáculo foi uma das experiências mais marcantes de sua vida. “É a primeira vez que participo de um evento como este, até porque, sem a audiodescrição, que traduz em palavras tudo aquilo que, a princípio, é visual, isso não seria possível. O espetáculo foi incrível, muito bem descrito e foi possível entender perfeitamente o enredo de todo o balé”, comemorou Aquiles.

 

Araçari Teixeira, professora do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal e uma das participantes do Projeto Clarear Guarulhos, responsável pela audiodescrição do Ballet Giselle, vibrou com o convite feito pelo maestro Emiliano Patarra, regente da Orquestra Jovem. “O Projeto já existe há 10 anos, mas só agora estamos realizando a possibilidade de colocá-lo em prática, oferecendo às pessoas a oportunidade de se envolver e se encantar com um espetáculo desse porte”, observa a professora Araçari.

 

A Temporada 2018 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, que a partir de agora conta com espetáculos com audiodescrição, pode ser acessada pelo Portal de Notícias da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no endereço http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/