Ator Alexandre Borges no Adamastor

0
619

 

Como parte da programação em comemoração aos 454 anos de Guarulhos, o Teatro Adamastor Centro recebe neste domingo (7), às 19 horas, o espetáculo “Muro de Arrimo”. Com direção do ator da TV Globo, Alexandre Borges, a peça é uma nova montagem do consagrado texto de Carlos Queiroz Telles. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local uma hora antes do início da apresentação.

 

Com atuação de Fioravante Almeida, trilha original do cantor Otto e narração em off do locutor Cléber Machado, a peça faz parte também da programação do projeto Cena.com Partilha, da Secretaria de Cultura, e, após a apresentação, a equipe do espetáculo realizará um bate-papo com o público presente.

alexandre-borges-guarulhos

Fioravante Almeida e Alexandre Borges (Foto: Ricardo Cardoso)

 

A trama, baseada em uma notícia de jornal, revive a Copa do Mundo no Brasil, do ponto de vista do personagem, o pedreiro Lucas. Ele está no alto de um arranha-céu, ouvindo ansiosamente, em um rádio à pilha, o locutor Cléber Machado falar sobre o pré-jogo da semifinal da Copa do Mundo – o fatídico jogo entre Brasil e Alemanha, em que a seleção brasileira amargou a derrota por 7 a 1.

 

Enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio, Lucas contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitoria do Brasil.

 

Em seu lançamento, em 1975, o texto de “Muro de Arrimo”recebeu os prêmios Molière e Anchieta de melhor autor, contou com montagens teatrais históricas no Brasil e em outros 20 países, além de ser traduzido para 12 idiomas.

 

Na versão atual a presença do humor do povo e a sua enorme paixão pelo futebol são destacadas.  As referências originais do texto ao jogo de Brasil e Holanda, ocorrido em 1974, foram transportadas para 2014, no dia do jogo da semifinal entre Brasil e Alemanha em Belo Horizonte.

 

Esta montagem foi contemplada com o ProAC- ICMS, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com patrocínio das empresas 3M e JSL. A apresentação em Guarulhos é uma contrapartida social do projeto.

 

Serviço

 

 O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos