Alunos da Rede Municipal de Guarulhos recebem uniforme escolar com kit de inverno

0
226

 

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, participou da entrega dos uniformes escolares para os alunos da EPG Sitio do Pica Pau Amarelo, localizada no Jardim Cocaia. Ao todo, mais de 116 mil alunos que frequentam unidades escolares da Rede Municipal estão recebendo os uniformes escolares, que contam com o kit de inverno, composto por uma camiseta a mais de manga comprida e uma jaqueta acolchoada, impermeável e com capuz. Os itens a mais se somam a outros nove, entre eles calça, camisetas de manga curta, meias antiderrapantes, blusa e bermuda, além de tênis e mochila.

 

Foto: Leonardo Vitulli/PMG

 

Guti enfatiza que os novos uniformes estão com qualidade superior, com o objetivo de garantir mais conforto e bem-estar das crianças. Ele enfatizou a inclusão do kit inverno, que será muito importante nos dias do rigoroso inverno que está por vir. “Estamos trabalhando muito para a educação das nossas crianças. Esta entrega reforça o nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos. Fico feliz em vê-los com calçados confortáveis e uniformes adequados, isso faz diferença na vida de cada um”, destaca o prefeito.

 

Durante a entrega desta segunda-feira, os pais dos alunos também estiveram presentes para a retirada dos uniformes. Com o kit em mãos, Rosângela Rodrigues dos Santos, avó de um dos alunos, ressalta a importância de receber o material. “O uniforme vai me ajudar muito e facilitar para os pais que já têm muitos gastos e nem sempre conseguem comprar. Além da economia que vai trazer, meu neto tem oito anos e gasta muita roupa, perde fácil porque cresce rápido e, com o uniforme, essa será uma preocupação a menos para nós”, concluiu.

 

A mãe Letícia Reis não economizou elogios ao kit dos uniformes. “Além de muito bonito, eles estão com uma qualidade bem melhor. Uma das melhorias é o tamanho adequado para o meu filho. O tênis é perfeito, está tão bonito que valeu a pena esperar”, destacou.

 

Neste ano de 2018, o novo uniforme escolar está sendo entregue neste mês de junho devido a mudanças promovidas pela atual administração municipal no sistema de licitação. Isso visa maior transparência no processo para garantir a melhor aplicação dos recursos públicos em materiais de qualidade comprovada. Neste certame licitatório, 14 empresas se habilitaram a participar, incluindo pequenos empreendedores e consórcios.

 

Transparência

 

O processo para a compra dos materiais teve início em julho de 2017, quando um grupo de trabalho passou a realizar estudos sobre estética, durabilidade, economia e qualidade de materiais. Os uniformes distribuídos até o ano passado chamavam a atenção pela baixa qualidade, sem preocupação com a durabilidade e conforto. Era também comum os alunos exibirem peças rasgadas pouco tempo depois de recebê-los. Durante esta fase de estudo, o grupo ouviu alunos, professores, funcionários e pais, que tiveram a oportunidade de apresentar sugestões. A escolha de tênis de velcro, em vez de cadarço, para a educação infantil, por exemplo, atendeu à reivindicação da comunidade escolar.

 

Diante da complexidade do processo, a Prefeitura recebeu mais de 100 questionamentos da parte dos possíveis fornecedores, além do processo sofrer cinco impugnações de empresas que questionaram etapas do certame. Apesar de ter todas as questões sanadas, houve um atraso no processo, que deveria estar concluído no início do ano. O contrato com o consórcio vencedor foi assinado apenas em abril. Os materiais começaram a chegar a Guarulhos no final de maio e imediatamente passaram a ser entregues às escolas.

 

Até o final de junho, 80% das unidades terão recebido todo o material, sendo que até meados de julho a entrega deverá estar concluída.