Adote uma área verde faz primeiras parcerias para manutenção de praças

0
542

 

A Prefeitura fechou as primeiras parcerias para a manutenção e conservação das praças Vereador Antonio Petito (avenida Paulo Faccini com rua Diogo de Farias, Centro) e Julio Ramos Barbosa (avenida Paulo Faccini com rua Tapajós, Centro). O termo de adesão ao programa “Adote uma área verde” foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Cláudio Sérgio Ribeiro Dias, e pelos proprietários das empresas adotantes destas áreas, o Restaurante e Cachaçaria Macaxeira e o bar gastronômico Adega 33, Ronaldo Luiz Vilela Junior e Ana Aparecida de Oliveira Cheles.

 

Foto: Márcio Lino/PMG

 

A praça Vereador Antonio Petito já foi parcialmente revitalizada, ganhando novo paisagismo  e bancos rústicos na parte em frente ao Macaxeira, restando ainda a revitalização da outra área cortada pela rua Diogo de Farias. Já a Julio Ramos Barbosa, passará por reforma que incluirá paisagismo, instalação de lixeiras e bancos, iluminação de árvores, piso e guias rebaixadas para acessibilidade.

 

O secretário falou da importância da ação. “Estamos retomando este projeto que estabelece parceria com a iniciativa privada e auxilia a administração municipal na manutenção das praças, dando cor e outro cenário a estas áreas”.

 

 

Para o proprietário do Macaxeira, aberto há dois meses e meio, a presença da praça pesou na escolha do ponto para instalação do comércio. “É um grande diferencial que dá um clima do Nordeste, combinando com a comida nordestina que servimos. O cliente que senta em nossa varanda se sente bem, vendo tudo ao redor bonito. Se todo comerciante tiver essa iniciativa, será um grande passo para Guarulhos ficar mais bela”, explicou o empresário.

 

A outra sócia lembrou que as melhorias nessas áreas beneficiam a população. “A cara nova da praça possibilita que todos utilizarem mais o lugar, como as crianças nesta época de calor”, disse Ana.

 

O programa

 

O programa “Adote uma área verde”, criado pela Lei Municipal 2.866/1984, é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e possibilita às empresas assumir a responsabilidade de manter, conservar e reformar qualquer área verde pública da cidade e, em troca, valorizar sua marca, já que a adotante pode colocar uma placa de propaganda associando seu nome à questão ambiental, possibilitando o reconhecimento da comunidade através do retorno publicitário. A adoção é validada por dois anos, podendo ser prorrogada.

 

Empresas interessadas em participar, devem fazer a solicitação com a identificação da área que deseja adotar em uma das unidades da Rede Fácil-Central de Atendimento ao Cidadão. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2475-9872 e 2475-9882.