Ação de combate ao Aedes aegypti resulta em 9 mil visitas domiciliares em março

0
97

 

Na última sexta-feira (1º) a Secretaria da Saúde de Guarulhos encerrou a ação de intensificação de combate ao Aedes aegypti realizada desde o dia 7 de março com o reforço de dez soldados da Base Aérea de São Paulo. Ao todo, 9.003 imóveis do bairro Jardim Presidente Dutra foram visitados ao longo do último mês, sendo que 4.789 receberam a vistoria, 3.815 estavam fechados e 399 também não foram vistoriados devido à recusa do proprietário.

 

A visita consiste em orientar e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, ao entrar na residência, os agentes de serviços de saúde e os soldados, devidamente identificados, verificam vasos de plantas, ralos, caixa d´água, calhas e até mesmo atrás da geladeira, onde fica a bandeja de degelo, para eliminar focos de água parada. Os munícipes também recebem orientações sobre como manter sua casa e seu terreno seguros.

 

O que preocupa a gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos, Karen Avilez, é o alto número de casas fechadas. “O bairro trabalhado, Jardim Presidente Dutra, já é uma região que está em situação de alerta de infestação de Aedes, portanto é muito importante a colaboração do munícipe, ainda mais se não está em casa para receber a vistoria e as orientações”, ressalta.

 

Guarulhos registrou 83 casos de dengue e três de chikungunya no período de 1º de janeiro a 30 de março de 2022, segundo o Boletim Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde. Para que o número de casos não aumente, a Prefeitura pede a colaboração dos guarulhenses para que recebam os agentes de saúde em sua casa na luta contra o Aedes aegypti. Afinal, sem criadouro o mosquito não se reproduz.

 

O Centro de Controle de Zoonoses segue com as ações do controle vetorial com a realização de bloqueios de criadouros nos casos positivos de dengue nos seguintes bairros: Vila Augusta, Cocaia, Jardim Rosa de França, Parque Mikail, Recreio São Jorge, Cidade Soberana, Jardim Álamo, Pimentas, Cumbica, Jardim Santa Emília, Ipanema, Jardim Santa Rita, Jardim Belvedere, Jardim Las Vegas, Jardim Valéria, Jardim Centenário, Jardim das Oliveiras, Jardim São Manoel, Jardim Cumbica, Jardim Guilhermino e Jardim Nova Cidade.