A dengue está presente em CDHU no Tranquilidade

0
665

 

Uma área entre as Ruas Particular e Francisco Foot, no Jardim Tranquilidade (Região Vila Galvão) está repleta de poças d’água com larvas de mosquitos. Os moradores do entorno temem a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria de Saúde diz ter registro de apenas um caso de vítima da doença no bairro. No local a reportagem encontrou três pessoas que tiveram dengue entre janeiro e março deste ano.

 

dengue-guarulhos

Alerta – Moradores do entorno temem contaminação pelo Aedes Aegypti (Foto: Lucas Dantas)

 

No terreno a equipe da Folha Metropolitana encontrou vários pontos de água parada com as larvas, em poças formadas por acumulo de grama fofa. “Já fui à Prefeitura e à Câmara Municipal várias vezes, mas ninguém dá atenção. Precisam resolver essa situação que pode causar a morte de alguém”, disse a síndica de um condomínio, Maria de Fátima Gonçalves.

 

O filho de 12 anos da atendente Egle Nunes de Oliveira foi uma das vítimas. “Ele passou um dia brincando nas áreas livres do prédio e, dias depois manifestou a dengue, que foi diagnóstica com exame. Todos estão correndo risco”, disse.

 

A comerciante Andrenilza Freitas também teve dengue. “O pior é que os agentes vêm aqui, vasculham casas e comércios, mas não veem onde o problema é grave; em uma área pública”, ressaltou.

 

Outra vítima local foi a diarista Maria Zuleide Amâncio, que acaba de se recurar da doença, diagnosticada no início de março. A síndica Maria de Fátima colheu 2,5 mil  assinaturas de moradores reivindicando intervenção na área e diz que chegou a contabilizar 19 casos de dengue nas proximidades, desde o início do ano.

 

Jogo de empurra entre órgãos

 

A Secretaria de Saúde comunicou que enviaria agentes ao local. Quanto ao terreno, que voltará a acumular água se não houve manutenção, a Secretaria de Meio Ambiente informou que enviou técnicos ao local, mas não tomará medidas, uma vez que a área citada pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A companhia, por sua vez, disse que também foi ao local e que reagendará uma nova visita em conjunto com a Prefeitura.

 

Doença cresce 241% na cidade

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, entre janeiro e fevereiro do ano passado, 79 pessoas tiveram dengue em Guarulhos. No mesmo período deste ano, o índice chegou a 270 casos, o que representa um aumento de 241% no número de infectados com a doença. A pasta investiga ainda quatro mortes que podem ter ocorrido por dengue.

 

Não houve informações por parte da secretaria sobre as medidas que foram adotadas diante da alta observada.

 

Fonte: Folha Metropolitana