270 mil guarulhenses serão imunizados contra a gripe

0
875

 

Começou ontem a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que contempla desde crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), até pessoas com 60 anos ou mais. A ação se prolongará até o dia 22 de maio. Neste ano, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 270 mil pessoas na cidade.

 

gripe-guarulhos

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos. Além das crianças e das pessoas com 60 anos ou mais; também poderão ser imunizadas as grávidas em qualquer período da gestação; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto, mediante a apresentação de cartão da gestante, documento do hospital ou certidão de nascimento do filho); indígenas; portadores de doenças crônicas com prescrição ou receita médica; e população privada de liberdade. No próximo sábado, dia 9, as UBSs irão funcionar das 8h às 17h para imunizar os grupos prioritários, bem como atender pessoas com sintomas da dengue.

No sábado (9), o Ministério da Saúde promoverá o Dia da Mobilização Nacional. Além dos postos da rede de saúde, shoppings, escolas e outros locais irão receber doses da vacina para a população.
A ação ocorrerá simultaneamente em todo território nacional.

 

Complicações

 

A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia.

São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por este motivo, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a menos de 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

 

Fonte: Guarulhos Hoje