Teatro Ventoforte se apresenta no Bosque Maia

0
645

Nesta quarta-feira (24), às 14 horas, o Bosque Maia recebe a apresentação do grupo Teatro Ventoforte com o espetáculo “As quatro chaves”, com texto e direção de Ilo Krugli. A atividade é indicada para todas as idades e conta com o apoio do ProAC e da Secretaria de Cultura de Guarulhos. A entrada é gratuita.

Teatro-Ventoforte

A peça fala da realização de desejos e sentimentos de quatro personagens (grandes figuras, com cerca de 2,5 metros de altura). Os desejos, que são realizados pelos atores e público, são roubados por um ladrão e trancados em um baú com quatro chaves, que são escondidas. A partir daí, inicia-se uma viagem mágica em busca das chaves, vasculhando o centro da terra, a fronteira da noite e do dia, o fundo do mar e as nuvens do céu, até as chaves serem encontradas.

Com canto, dança, invenções, música e poesias, o espetáculo é uma aventura poética que assume características de brincadeira de rua, que envolve e diverte crianças e adultos. As crianças participam livremente do espetáculo, ajudando a confeccionar algumas alegorias que são produzidas na hora, inclusive a preparação de pães, que são distribuídos no final de cada apresentação.

Sobre o grupo

O Teatro Ventoforte surgiu em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, com o espetáculo “História de Lenços e Ventos”, de Ilo Krugli, considerado pela crítica um marco do teatro para crianças no Brasil.

Em sua trajetória, já apresentou mais de 30 espetáculos, que somam cerca de 50 prêmios, entre eles os mais importantes do teatro brasileiro, como Mambembe, APCA, Governador do Estado, Molière, Coca-Cola, e recentemente dois prêmios Shell pelo espetáculo “Bodas de Sangue”, que participou da 5ª edição do Festival Mundial de Teatro e Música da Holanda.

Com suas montagens e oficinas o grupo já excursionou por países como Estados Unidos, Itália, Bélgica, Suíça, Espanha, Alemanha, Portugal, Cuba, Chile, Argentina, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos