Guarulhos sem Fronteiras – 1ª Ação de Cidadania aos Imigrantes vai movimentar no próximo domingo, dia 9, das 9 às 14 horas, o CEU Parque São Miguel. O evento tem por objetivo facilitar o acesso da população imigrante aos diversos serviços oferecidos na cidade, abrindo o diálogo e levantando as necessidades dessas comunidades para subsidiar futuras políticas de migração.

 

somos-todos-imigrantes
Imagem da exposição Somos Todos Imigrantes Foto: Jair Malavazi / Arquivo PMG

 

Promovido pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial – responsável pelas políticas migratórias na cidade -, a iniciativa oferece serviços nas áreas de regularização de documentos, orientações sobre refúgio, combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas, entre outros, estarão disponíveis. A ação conta com parceria das secretarias de Educação, Cultura e Esporte e Lazer (Secel), Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, e com o apoio das instituições Asbrad, CAMI (Centro de Apoio e Pastoral do Migrante), Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e Missão Paz.

 

Exposição

 

De acordo com a programação, haverá a abertura da exposição Somos Todos Imigrantes, do acervo da organização sem fins lucrativos Missão Paz, que apresenta 18 retratos de imigrantes e refugiados que chegaram ao Brasil e foram acolhidos pela entidade. As imagens são do fotógrafo Chico Max.

 

A mostra, além de apresentar os imigrantes de forma humanizada e dignificante, se propõe a expor as diversidades culturais e modo de vida da população, fomentar a inclusão, eliminando ou diminuindo estigmas que levam ao racismo, à discriminação étnico- racial e xenofobia, como as demonstrações que tem surgido nos últimos anos.

 

Essa será a primeira vez que o acervo vem a Guarulhos. A exposição estará aberta até quarta-feira da próxima semana, dia 12, das 9 às 16 horas, para que possa ser visitada pelos alunos das unidades educacionais e comunidades locais, de modo a promover uma interação multicultural com a temática migratória.

 

Serviço

 

Guarulhos Sem Fronteiras – 1ª Ação de Cidadania aos Imigrantes

 

Local: CEU Parque São Miguel

Endereço: Rua Joaquim Moreira s/n – Parque São Miguel.

 

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria da Igualdade Racial, pelos telefones 2408-5597 / 2409-6843