Guarulhos é a 3ª cidade com mais casos de violência contra pessoas com deficiência

0
519

 

Levantamento divulgado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostra que em todo estado, entre junho e agosto, foram registradas 4.452 ocorrências envolvendo vítimas com deficiência. De acordo com o estudo, Guarulhos é a terceira cidade onde mais acontece este tipo de violência, com 89 casos, 2% do total, o que representa praticamente um incidente por dia.

A cidade com mais casos é São Paulo, com 1.162, seguida por Ribeirão preto, com 111. Atrás de Guarulhos estão cidades como Campinas (85), Osasco (69), Santo André (68), São Bernardo do Campo (64), Sorocaba (58), São José dos Campos (55) e Bauru, com 53 registros envolvendo pessoas com deficiência.

deficientes-guarulhos

Os números apresentados são resultados da inclusão, no início deste ano, de um campo no Registro Digital de Ocorrência (RDO), que identifica se a vítima tem algum tipo de deficiência. São Paulo foi o primeiro estado a tomar esta medida.

 

Um perfil de quem sofre este tipo de violência também foi traçado, e mostra de 65% são adultos acima dos 40 anos. Quase metade dos casos (46%) acontece com vítimas com deficiência física, 19,1% com deficiência intelectual, 15% visual, 12,6% auditiva e 6,6% deficiência múltipla.

Em crimes contra a dignidade sexual, as vítimas com deficiência intelectual são as que mais sofrem, com 8% dos casos, enquanto nos outros tipos de deficiência a média é de 2,07%.

Os com problemas visuais são os que mais sofrem com crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, com 40,7%. O material mostra ainda que a população com deficiência tem 1,5 vezes mais chances de ser vítima de abuso sexual e 4 a 10 vezes maior probabilidade de ter vivenciado maus-tratos na infância.

 

Fonte: Guarulhos Hoje