Caminhada das Águas de Mãe Oxum

0
628

O prefeito Sebastião Almeida oficializou nesta sexta-feira (2) a Caminhada das Águas de Oxum, através da Portaria nº 1932/2016-GP. A medida, que estabelece o primeiro domingo de dezembro para a realização da atividade, foi assinada no Salão Nobre do Paço Municipal, na presença de diversas lideranças de religiões de matrizes africanas.

5-caminhada-de-oxum_foto-nicollas-ornelas-07

O evento contou com a participação da presidente e da vice-presidente do Instituto de Resistência Cultural Afro-brasileiro Moviase, Mãe Solange de Oyá e Mãe Denise, respectivamente; presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Claudia de Oyá; diretora da União dos Adeptos das Religiões Afro-brasileiras (Uarab), Mãe Clarice de Oyá; coordenador da Assessoria de Políticas para as Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas (Acotrama) da Prefeitura, José Lumeno, entre outros.

6ª Caminhada das Águas de Mãe Oxum

A 6ª Caminhada das Águas de Mãe Oxum, que este ano tem como tema “Nenhum direito a menos – Respeito às nossas tradições”, será realizada neste domingo (4) a partir das 9 horas, com a concentração na praça Getúlio Vargas, no Centro. A programação inclui a Louvação a Exu e na sequência, a lavagem do busto da Mãe Preta com água de cheiro. Os participantes seguirão em cortejo pela rua Capitão Gabriel em direção ao calçadão da rua Dom Pedro II.

Por volta das 11h30, acontecerá um ato no calçadão e posteriormente será feita a lavagem do Marco da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A iniciativa, que integra a programação dos 456 anos de Guarulhos, é promovida pela Uarab e Moviase e conta com apoio da Prefeitura.