5º SP Export acontece no próximo dia 30

0
478

 

A Prefeitura de Guarulhos, a Investe São Paulo e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem no próximo dia 30 (quinta-feira), o 5º SP Export, a partir das 9h, no Teatro Adamastor Centro, (avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo). O evento foi tema de coletiva com a Imprensa nesta terça-feira, na sede da ACE/Guarulhos, com a participação do prefeito Guti e dos responsáveis diretos pela realização.

 

SP-EXPORT
Guti participou da apresentação do SP Export na sede da ACE. Foto: Sidnei Barros/PMG

 

O SP Export abrange o Seminário de Capacitação, com palestras e painéis com instruções importantes para ajudar empresas da região a exportar, conquistando novos mercados para seus produtos; e o Poupatempo do Exportador, que concentrará, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo.

 

Iniciativa

 

Participando da abertura da coletiva, Guti explicou que é o maior incentivador de iniciativas como essas, pois elas são fundamentais para alavancar o crescimento da cidade e mostrar as vantagens competitivas. “A localização estratégica de Guarulhos, que abriga o maior aeroporto da América Latina e é cortada pelas principais rodovias do país, a torna ideal para a instalação das empresas que trabalham com exportação. Mesmo assim, temos de criar o ambiente propício para dar ainda mais dinamismo e crescimento ao município”, resumiu.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), é responsável pela realização do SP Export na cidade. De acordo com o secretário da Pasta, Rodrigo Barros, a missão da Prefeitura também é a de fomentar o desenvolvimento local e observar as metas a serem alcançadas. “Guarulhos hoje é a sexta cidade do Estado e a 21ª do País em exportação, com 415 empresas exportando. O objetivo, durante nossa gestão nos próximos quatro anos, é colocar Guarulhos na segunda posição do Estado e na 12ª posição no País. Com isso contamos com apoio da Invest São Paulo e do Estado para chegarmos a mil empresas e gerar mais riquezas para o município”, definiu.

 

Por sua vez, Sérgio Costa, diretor de Relações Institucionais da Investe São Paulo também se manifestou: “Apostamos na internacionalização das empresas como propulsoras da inovação e do desenvolvimento de negócios. E o programa já deu resultados, como comprovou o crescimento das exportações no Estado de SP e no Brasil em 2016”, disse.

 

SP-EXPORT-2
O secretário do SDCETI, Rodrigo Barros, fala na coletiva Foto: Sidnei Barros/PMG

 

Já o diretor de Relações Industrias e Comerciais da SDCETI, Adam Kubo, informou que esteve nesta segunda-feira, dia 20, em reunião no Consórcio de Desenvolvimento dos Município do Alto Tietê (Condemat), e representantes dos 11 municípios da região deverão participar também do evento.

 

O diretor de Comércio Exterior da ACE/Guarulhos, José Roberto Vitorelli, também enalteceu que este evento será um marco para a cidade e que o ingresso no mercado internacional só tem a trazer prosperidade para as empresas e ao município.

 

Atividades

 

Após a cerimônia de abertura serão realizadas palestras curtas ao longo do dia. Ao mesmo tempo atuará o Poupatempo do Exportador, por meio de representantes de instituições públicas e privadas, sempre disponíveis para prestar atendimento ao empreendedor in loco, adiantando informações importantes e tirando dúvidas.

 

Apresentações

 

Confira abaixo os horários das mini-apresentações:

 

12h00-12h30    – Inteligência comercial aplicada aos negócios internacionais  (Apex Brasil)

12h30-13h00    – Como receber pagamentos do exterior  (Paypal)

13h00-13h30    – Exportar e crescer: Linhas de Financiamento (Desenvolve SP)

13h30-14h00    – Formação de preços para exportação (Sebrae SP)

14h00-14h30    – Como receber pagamentos do exterior (Paypal)

14h30-15h00    – Adequação de Produto para Exportação – case (IPT)

15h00-15h30    – Plano de Negócios para Exportação (Sebrae SP)

15h30-16h00    – Linhas de financiamento para o comércio exterior (BNDES)

16h00-16h30    – Inteligência comercial aplicada aos negócios internacionais  (Apex Brasil)

16h30-17h00    – Capacitação para Exportar  (Investe SP)

 

Atendimentos – Poupatempo do Exportador

 

Confira abaixo as instituições disponíveis por área de atuação:

 

• Capacitação (Ceciex, Correios, Sebrae-SP)

• Financiamento (Desenvolve SP e BNDES)

• Adequação de Produtos (IPT, Fundepag e ITAL)

• Estudos de Inteligência Comercial (Apex-Brasil,Fiesp/Ciesp e Investe SP)

 

Apoio

 

O evento conta também com parcerias da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadores e Exportadoras  (Ceciex), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), dos Correios, da Agência de desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), da Federação das Indústrias do estado de São paulo (Fiesp), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae-SP). O SP Export, programa de apoio às exportações paulistas, é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.