Zoológico de Guarulhos acolhe filhote órfão de bicho-preguiça

0
78

 

Um filhote de bicho-preguiça (Bradypus variegatus) de cerca de 20 dias de idade, pesando 470 gramas, chegou ao Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, no domingo (5). O bebê foi entregue no parque por um morador da cidade vizinha de Santa Isabel, que o resgatou das costas de sua mãe morta ao tocar a rede de alta tensão de um condomínio residencial. Apesar do susto, a preguicinha não foi afetada pelo choque elétrico e nem pela queda e está em ótimas condições de saúde.

 

Foto: Bibi Fanti/PMG

 

Biólogos e veterinários do zoo estão se revezando nos cuidados com o filhotinho, que requer atenção 24h. Com seus bracinhos fortes e unhas longas, o bichinho se agarra a quem o segura, assim como fazia com sua mãe para se sentir seguro e confortável. A cada duas horas precisa tomar mamadeira e, nos intervalos entre uma mamada e outra, come folhas de embaúba e pitangueira, entre outras árvores. O destino da preguicinha, que está na clínica veterinária do zoo e, portanto, não pode ser visitada pelo público, será definido futuramente, após avaliação de suas condições de sobrevivência na natureza.

 

Bicho-preguiça

 

Ameaçado de extinção, o bicho-preguiça é um mamífero arborícola (vive grande parte do tempo em árvores) de hábitos noturnos. Há seis espécies desse animal, que habitam as florestas das Américas do Sul e Central. Possui hábitos solitários e grandes garras, que utiliza para subir e permanecer na copa das árvores, de onde desce apenas uma vez por semana para fazer suas necessidades fisiológicas. Dorme aproximadamente 14 horas por dia, pode chegar a pesar 6 kg e a viver até 40 anos.