Wagner Freitas falta em audiência sobre o esporte

0
1111
A precariedade dos equipamentos e a política da Secretaria Municipal de Esportes foram os temas debatidos na reunião semanal da Comissão Técnica de Esportes nesta quinta-feira, 18, no Plenário da Câmara de Guarulhos. Comandada pelo vereador Rômulo Ornelas (PT), presidente da comissão. A reunião juntou atletas, técnicos, dirigentes e gestores públicos.

 

wagner-freitas-esporte

 

Ao longo de duas horas o que se viu foi uma sucessão de críticas à situação dos ginásios esportivos, à ausência de investimentos em esportes de alto rendimento, à falta de dados sobre a quantidade e qualidade das instalações públicas esportivas existentes, à falta de profissionais da área, enfim. Após apontar uma relação de problemas concretos no dia a dia de quem pratica esporte na cidade, o ex-atleta e professor de Educação Física, Wilson Davi, cobrou um prazo da comissão para obter uma resposta. “O que estamos fazendo aqui, se não há recursos para reformas”, disse.

 

De acordo com Davi, o panorama dos principais ginásios públicos de Guarulhos é deplorável:“Thomeozão” utilizado apenas para o programa Bolsa Família; João do Pulo com a quadra interditada há muito tempo, apenas a piscina está disponível; Fioravanti Iervolino cedido para Falcões Moto Clube; e o Ginásio da Ponte Grande liberado para uso, mas a falta de manutenção prejudica as atividades em dias de chuva.

 

Davi criticou também a política da Secretaria de Esportes no que diz respeito à ausência do município nos Jogos Regionais e nas Olimpíadas Colegiais. “Em 2015, conseguimos realizar a Olimpíada Colegial por conta do apoio de diversos órgãos, mas essa não é uma prioridade”, disse. Para Davi, a culpa é do prefeito Sebastião Almeida, pois é ele quem define a política da Pasta.

 

Cadê o Caubói?

 

Com a tarefa de ser a voz do Executivo, coube ao secretário-adjunto de Esportes, Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, o Dudu, a tarefa de responder à saraivada de críticas. Ele lamentou a ausência dos críticos nas audiências de discussão do orçamento, e disse que o foco é a iniciação esportiva. Wagner Freitas, possível pré-candidato pelo PTB, sequer apareceu.

 

Dudu justificou o cancelamento da participação de Guarulhos nos Jogos Regionais e Abertos, dizendo que o dinheiro seria usado para construir dez campos sintéticos na cidade, que não se realizou pela falta de orçamento. Disse que o lençol freático existente embaixo do Ginásio João do Pulo impede a conclusão da obra na quadra, pois aumentaria os custos.