Visitantes do Zoológico participam da comemoração de dois anos da anta Angelina

0
2481

 

Quem passeava pelo Zoológico Municipal, no Jardim Rosa de França, na manhã desta quinta-feira (24), pôde acompanhar uma festa de aniversário inusitada: a comemoração do segundo ano de vida da anta Angelina. O animal ganhou um bolo de 5 quilos feito com os ingredientes de sua dieta habitual (banana, uva, milho, cenoura e ração) ao som de parabéns a você cantado pelos servidores e embalado por crianças e adultos que acompanhavam a cena com entusiasmo.

 

 

A guloseima preparada no capricho com direito até a decoração especial foi aprovada pela família toda que se apressou a devorá-la. Gilberto Nogueira Penido Junior, veterinário do zoo, explicou a iniciativa. “Como Angelina nasceu aqui sabemos o dia exato de seu aniversário, por isso a comemoração está virando tradição. Outro motivo é proporcionar entretenimento aos animais, o que fazemos oferecendo alimentos do cardápio normal sob diferentes formas de apresentação para quebrar a rotina e despertar a curiosidade. Também aproveitamos a oportunidade para explicar aos presentes o papel da espécie na natureza e a importância de sua preservação”.

 

Primeira cria do casal Antenor e Antônia, Angelina nasceu no Zoológico de Guarulhos em 24 de janeiro de 2017, após 13 meses de gestação. O nome do animal foi escolhido alguns meses após o nascimento, através de votação pública promovida pelo Zoológico. Para quem quiser conhecer a aniversariante do mês, o recinto das antas fica em frente à morada dos leões Nero e Maya.

 

A espécie

 

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil. Na natureza, a espécie se alimenta basicamente com folhas e habita áreas abertas ou florestas próximas a cursos d’água. Podem chegar a pesar 300 kg e chegar aos 35 anos de idade. A situação do animal no país é considerada vulnerável em função de redução populacional decorrente da caça, do desmatamento e da poluição das águas.

 

 

Serviço

 

O Zoológico Municipal de Guarulhos fica na avenida Dona Glória Pagnonceli, 344, Jardim Rosa de França. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada e estacionamento gratuitos.