VI Procissão do Fogaréu

1
716

 

Guarulhos realizará, a partir da meia noite desta quinta-feira, a VI Procissão do Fogaréu. O cortejo sairá da Casa dos Cordéis (avenida Torres Tibagy, 90, Gopoúva) e irá até a Paróquia São Charbel (rua Francisco Foot, 13, Gopoúva).

A Procissão do Fogaréu, originalmente realizada em Goiás, foi trazida para Guarulhos pelo responsável pela Casa dos Cordéis, Bosco Maciel. Segundo ele, a cerimônia encena a prisão de Jesus Cristo, com a iluminação pública apagada ao som de tambores. “Desde 2010 nós realizamos aqui em Guarulhos e qualquer pessoa pode participar. Ela é originária da Europa e chegou ao Brasil através de um padre há 100 anos”, destacou.

 

cordeis-guarulhos

Os participantes saem encapuzados, alguns carregam tochas, outros instrumentos musicais de percussão como matracas, surdos e caixas. A indumentária utilizada pelos penitentes, fornecida pela Casa dos Cordéis, caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana Santa na Espanha. É um traje de origem medieval. Neste Cortejo existem performances dos palhaços medievais realizadas por atores e atrizes da Cia Brancaleone de Teatro.

Os encapuzados significam os soldados que prenderam Cristo, como eles não queriam ter o rosto visto pelo homem que poderia ser o Messias, eles esconderam o rosto para o filho de Deus não identificar os responsáveis pelo seu calvário.

 

A procissão é uma parceria entre o Ponto de Cultura Casa dos Cordéis, o Instituto Cultural Casa dos Cordéis, IPC – Instituto Pro-Cultura, a Cia Brancaleone de Teatro, a Biblioteca Comunitária do Cecap, e tem direção sacro-folclórica do Padre Antonio Carlos Frizzo; direção musical do Maestro Marcelo Mendonça, além do apoio da Capela Nossa Senhora Aparecida e Secretaria de Cultura de Guarulhos.

 

Fonte: Guarulhos Hoje