Vedacit Vôlei Guarulhos avança e fecha o returno da Superliga na vice-liderança

0
268

 

O Vedacit Vôlei Guarulhos venceu o Suzano Vôlei por 3 sets a 0, pela última rodada do returno da Superliga masculina, no último sábado e fechou a etapa na vice-liderança. A vitória com parciais de 25/21, 25/20 e 26/24, colocou a equipe guarulhense em uma posição histórica.

 

 

Até aqui foram 22 jogos, 15 vitórias, 45 pontos, ocupando a segunda colocação, atrás apenas do líder Sada Cruzeiro (58). Agora os oito primeiros classificados disputam os playoffs em chaves de ida e volta. O Vedacit Vôlei Guarulhos enfrentará novamente o Suzano, sétimo colocado, no dia 1 de abril, na Arena Suzano, às 18h30 e terá mando de jogo no dia 5, às 18h30, no Ginásio da Ponte Grande.

 

O treinador comentou sobre a classificação para os playoffs, pelo segundo ano consecutivo.

 

“Primeiramente muito feliz por encerrarmos a fase classificatória dessa forma. Conseguimos 26 pontos no returno, uma marca extraordinária, principalmente pela qualidade da competição. Agora vamos enfrentar o Suzano nos playoffs e vai ser mais um confronto com o nível elevado. Parabéns a todos os nossos atletas, gestão e comissão técnica por esse trabalho maravilhoso” comemorou Guilherme Novaes.

 

No último jogo, o técnico manteve como titulares o oposto – Franco (4), ponteiro Renato Pato (9), ponteiro Lucas Lóh (7), central – Matheus Alejandro (12), central – Babu (10), líbero – Filipinho (2).

 

Franco William foi eleito o craque da partida com 20 pontos, somando 516 no total. O oposto é o maior pontuador da competição e exaltou a campanha do time guarulhense no returno.

 

“Estou muito contente pela temporada que a equipe vem fazendo, principalmente nesse returno. Muito feliz pela classificação em segundo lugar, agora vem as quartas de final, a nossa meta é repetir o desempenho do ano passado e beliscar uma final”, disse o oposto Franco William.

 

Os confrontos finais ocorrerão dias 1, 5 e 8 de abril, de acordo com o calendário da CBV.

 

Diversidade na prática

 

A missão de valorizar a diversidade humana e apoiar campanhas de conscientização, sustentabilidade e justiça social, tem se transformado em práticas de dentro para fora das quadras. O VVG participou ativamente e apoiou campanhas de segurança sanitária para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e incentivou a vacinação em massa de adultos e crianças contra a covid-19, em Guarulhos.

 

O plano de Comunicação também contempla campanhas de grande alcance como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e do Dia da Consciência Negra, que não se limita apenas em vestir os jogadores com cores diferenciadas. Jogadores e equipe técnica participam de diálogos, palestras e são motivados a usarem suas redes sociais para disseminar as ações afirmativas do projeto.

 

O time está totalmente engajado na questão de igualdade racial e de gênero. Apesar de ser um time da categoria Masculina, muitas mulheres atuam na gestão do projeto e garantem um ambiente onde a equidade é levada a sério.

 

Não é por acaso que o time usa o grito de guerra “vai flecha”. A frase remete às origens indígenas da etnia Índios Guaru, os primeiros habitantes da região, que se transformou no Município de Guarulhos, o segundo maior do Estado de São Paulo.

 

Atualmente o time mantém parceria com a comunidade multiétnica Filhos Dessa Terra, localizada no Portal dos Gramados. Uma das moradoras da aldeia é a técnica de enfermagem e assistente social Vanuza Kaimbé, de 50 anos, primeira indígena a ser vacinada contra a Covid-19, no Estado de São Paulo.

 

Em setembro de 2021 assinou convênio com a Prefeitura da Cidade de Guarulhos para implantação do trabalho de aprimoramento das categorias de base masculino e feminino (Sub 13, Sub 15 e Sub 17), categoria 50+ com Vôlei Adaptado e capacitação de profissionais de Educação Física da rede municipal. O projeto possibilitará a expansão das atividades sociais e esportivas, tendo como objetivo a transformação e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do voleibol.

 

A partir de janeiro de 2022, estreou o Projeto Flechinhas em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, com objetivo de oferecer atividades de iniciação esportiva, com foco na modalidade do voleibol, para crianças e adolescentes oriundas de comunidades em situação de vulnerabilidade social de Guarulhos, especialmente no contraturno escolar. O plano de trabalho também visa fortalecer a implantação de políticas públicas na cidade, ampliando a atuação do Vedacit Vôlei Guarulhos que já mantém, além da equipe adulta masculina.

 

O Projeto Flechinhas beneficia mais de 300 crianças e adolescentes, que são atendidas na sede do time, o Ginásio da Ponte Grande – Av. Domingos Fanganielo, 315/317, Vila Melliani, Guarulhos (SP).