Vacinação contra a gripe entra na segunda fase nesta segunda-feira

0
539

 

Além das crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com idade igual ou superior a 60 anos, a partir da próxima segunda-feira (dia 18) poderão se vacinar contra a Influenza causada pelos vírus A/ H1N1, A/ H3N2 e B, as mulheres até 45 dias depois do parto, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas, mediante apresentação de prescrição ou receita médica. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

h1n1-guarulhosfoto: Aparício Reis/PMG

 

A Campanha contra a gripe é voltada para os grupos da população considerados de risco; ou seja, aqueles que têm mais chances de desenvolver complicações decorrentes da doença. A vacinação na rede pública se estende até 20 de maio próximo, sendo que no dia 30 deste mês, um sábado, todas as UBS irão funcionar das 8 às 17 horas para intensificar a imunização, durante o Dia Nacional de Mobilização.

 

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar cerca de 270 mil pessoas este ano. Em 2015, foram vacinadas 224.086 pessoas contra a doença na cidade. Nesta primeira semana de vacinação, o movimento nas UBS foi intenso e mais de 75 mil doses foram aplicadas.

 

A Vacinação dos grupos prioritários, que ocorre anualmente, é fundamental para prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. As complicações da infecção pelo vírus Influenza são mais comuns entre as pessoas de maior vulnerabilidade, as mesmas que são priorizadas todos os anos pela campanha.

 

Prevenção do câncer de boca

 

Durante a Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde também desenvolverá a campanha de prevenção do câncer bucal, que mobilizará os cirurgiões dentistas das UBS. Os casos suspeitos serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do município, com agendamento de consulta.

 

No ano passado, foram examinados 28.047 idosos. Destes, 692 foram encaminhados para uma segunda avaliação na unidade, 356 apresentaram lesões e foram avaliados nos CEO, sendo que nenhum foi diagnosticado com a doença

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos