Vacina contra o sarampo já está disponível nas UBS de Guarulhos

0
88

 

A Prefeitura de Guarulhos iniciou a vacinação contra o sarampo no último dia 4 e que se estenderá até 3 de junho, sendo que acontece o Dia Geral de Mobilização em 30 de abril (sábado), quando as crianças serão o público-alvo. A imunização está disponível nas 68 UBS do município e também no Ambulatório da Criança. Até o momento não há casos da doença registrados na cidade em 2022.

 

A vacinação adequada de toda a população é o único meio de evitar a transmissão da doença. Pelo Programa Nacional de Imunizações são disponibilizadas duas vacinas que protegem contra o sarampo: a tríplice viral (SCR) e tetra viral/SCR (contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela), mas as coberturas vacinais vêm se mantendo baixas no país. Sendo assim, diante da circulação do vírus e com a população suscetível, as condições se tornam propícias para um surto de sarampo.

 

O esquema vacinal previsto é de uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da tetra viral aos 15 meses. No momento estão sendo vacinados todos os profissionais da saúde que estejam com atraso ou não tenham comprovação. Depois as crianças de seis meses a menores de cinco anos começarão a ser imunizadas.

Sarampo

 

Trata-se de uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que provoca febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas no corpo (exantema). A transmissão do vírus do sarampo é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente através da fala, tosse ou espirro. O período de incubação da doença é de uma a duas semanas, sendo que a transmissão inicia-se aproximadamente cinco dias antes do exantema e dura até cerca de cinco dias após seu aparecimento.