Vacina contra o HPV para meninos é disponibilizada

0
536

A partir deste ano, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos já está disponível na rede pública municipal. A medicação protege contra o câncer de pênis, de garganta e do ânus. Neste ano, a imunização é para meninos que estejam na faixa etária de 12 a 13 anos.

vacina-hpv-meninos
Vacinação é para meninos de 12 e 13 anos / Fotos: Fábio Nunes Teixeira

A vacina é totalmente segura e ministrada em duas doses, com seis meses de intervalo. A meta do governo é imunizar 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos infectados com HIV/Aids, que também passarão a receber as doses.

Com a inclusão da vacinação contra o HPV para meninos no calendário oficial, o Brasil torna-se o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina em programas nacionais de imunizações. O Ministério da Saúde (MS) pretende ampliar a faixa etária de forma progressiva, chegando, em 2020, à para aqueles de 9 a 13 anos.

Para a população masculina que vive com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) com três doses: a segunda após dois meses da primeira e a terceira após quatro meses da segunda.  Para esse tipo de atendimento há a necessidade da apresentação de prescrição médica.

Meninas

Outra novidade é que já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacina contra o HPV para meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina, ou que não completaram as duas doses indicadas. Antes, a faixa etária para meninas era apenas para quem tinha de 9 a 13 anos.

No caso delas, o foco principal da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Meningocócica

O novo calendário de vacinação contempla meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade com o reforço da vacina meningocócica C (contra a meningite). Estudos apontam que as doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência, garantem a proteção nessa fase da vida e até a idade adulta. A vacinação é totalmente gratuita nas UBS que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.