UBS Parque Primavera é entregue

0
1185

 

Os moradores da região do Parque Primavera, Vila União e Jardim Santa Edwirges receberam neste final de ano um belo presente: a nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Primavera, que passa a ser denominada Maria Teresa Vieira Carvalho. A estrutura, em dois pavimentos, tem mil metros quadrados de área construída na rua Gama, imediações do Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos.

 

ubs-primavera-1
Almeida participou da abertura / Fotos: Aparício Reis

 

Inaugurada em junho de 2004, o modesto prédio de 250 metros quadrados de construção já não conseguia manter o padrão adequado para atender as 8 mil pessoas cadastradas. Atualmente, com o crescimento da região, a população atendida pela unidade ultrapassa a marca de 16 mil pessoas.

A unidade tem agora oito consultórios médicos, dois consultórios para atendimento de odontologia, além de salas para classificação de risco, outras de enfermagem e de curativos e duas salas de espera. A recepção, ampla, garantirá o bom atendimento aos usuários e frequentadores.

 

ubs-primavera-2
A nova sede é quatro vezes maior que a anterior

 

Também há salas de recepção, setores de farmácia, atendimentos de emergência, salas de triagem, de vacina, de coleta, de inalação, sanitários públicos masculino e feminino, além de setores estruturais como almoxarifado e arquivo. A parte administrativa, que ocupa o andar superior, tem salas para os agentes comunitários de saúde, para reuniões, gerência, copa, refeitório e vestiários masculino e feminino, além de área de serviço.

Patrona

 

A enfermeira Maria Teresa Vieira Carvalho, que cede seu nome à unidade, trabalhou na Prefeitura de Guarulhos desde 1978, levando sua experiência para a construção e consolidação da saúde no município. Atenta às necessidades da população das regiões mais distantes, sempre lutou para a implantação da UBS Primavera e viu seu sonho realizado em 2004, com a entrega da unidade, onde exerceu sua atividade até seu falecimento, em 2013.