UBS Parque Jandaia é certificada por ampliar em mais de 300% a testagem para ISTs

0
293

 

Nesta sexta-feira (7), a Secretaria da Saúde certificou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Jandaia pelo engajamento nas testagens rápidas para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A unidade, que havia efetuado 100 testes rápidos no terceiro quadrimestre de 2022, realizou outros 405 nos primeiros quatro meses de 2023, resultando em um aumento de 305%.

 

As UBS Marinópolis e Haroldo Veloso, ambas da região três, também se destacaram, aumentando seus números em 294% e 174%, respectivamente. Segundo a psicóloga e coordenadora do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Guarulhos, Marina Nairismagi Alves, esse engajamento demonstra o comprometimento e a sensibilização das unidades para captar precocemente os casos positivos de ISTs no município, o que possibilita um tratamento mais eficaz.

 

“É muito gratificante para nós podermos reconhecer, de alguma forma, essas UBSs. Pretendemos tornar rotineiros momentos como este, reconhecendo não só uma, mas também outras unidades que estão na linha de frente no enfrentamento às ISTs em Guarulhos”, afirmou Marina.

 

De janeiro a maio de 2023, o município registrou 58 testes rápidos positivos para hepatite C, o que representa um aumento de 262% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 16 casos. Os números de HIV também saltaram de 53 para 119, um aumento de 124%. Os da sífilis, por sua vez, foram de 752 para 1056, aumentando em 40%, e os de hepatite B, de 84 para 112, representando uma alta de 33%.

 

Apesar disso, Marina afirma que o salto dos números não necessariamente indica aumento da circulação das doenças no município. A coordenadora atribui a alta especialmente à maior oferta de testes rápidos para as populações prioritárias. “Com a retomada das atividades no pós-pandemia, houve um aumento na busca ativa de casos, bem como nas ações extramuros e nas campanhas de conscientização, o que engaja os públicos a irem testar. Com mais pessoas testando é natural que os números também aumentem, comenta Marina.

 

A Secretaria da Saúde de Guarulhos orienta que os munícipes sejam adeptos à testagem regular, que, além do diagnóstico, pode ser utilizada ainda como ferramenta de prevenção.

 

Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, bem como preservativos e sachês de gel lubrificante estão disponíveis em todas as UBS do município, cujos endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.