Todas as UBS abrem sábado para o mutirão de papanicolau e vacinação

0
699

 

Neste sábado, dia 17 de março, a Secretaria de Saúde de Guarulhos promove o mutirão de coleta de papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero e outras doenças ginecológicas), bem como uma campanha para intensificar a vacinação contra febre amarela, HPV, varicela e meningite, e ainda para atualizar as demais doses em atraso. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão abrir das 8 às 16 horas dentro dessa ação, que é totalmente gratuita e aberta a homens e mulheres.

 

 

O exame de papanicolau será oferecido nas 69 UBS sem a necessidade de agendamento prévio ou apresentação de pedido médico. Não há restrição de idade. Toda mulher que já iniciou a atividade sexual poderá submeter-se ao exame preventivo.

 

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa a doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares com evolução para o câncer.

 

Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica do papanicolau.

 

Movimenta Saúde

 

Dentro do Projeto Movimenta Saúde, pelo qual cada mês é condecorado com uma cor para chamar a atenção da sociedade sobre um tema, o Março Roxo é dedicado ao incentivo à alimentação saudável, que é fundamental para a prevenção dos cânceres. Segundo o INCA, a nutrição inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

 

Ainda, segundo informações do INCA, uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

 

O Instituto Nacional de Câncer faz uma projeção de que pelo menos um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderia ser evitado, caso a população adotasse uma alimentação saudável e praticasse regularmente atividade física, mantendo o peso corporal adequado, Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos, segundo estudos do INCA.