Todas as UBS abrem neste sábado para vacinar contra o sarampo

0
751

 

O Brasil todo promove neste sábado (22) o Dia D de Mobilização Nacional contra o Sarampo. A meta é vacinar indiscriminadamente todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente, e seletivamente a população de seis meses até 29 anos, ou seja, mediante avaliação da carteirinha para colocar em dia o esquema vacinal. Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também o Ambulatório da Criança (Centro) vão abrir das 8h às 17h para intensificar a imunização desse público-alvo contra a doença.

 

 

Além disso, as UBS Marcos Freire e Nova Cidade também vão oferecer consultas médicas e exames para pacientes que agendaram previamente, bem como atenderão demanda espontânea para atualização de cadastros e dispensação de medicamentos nas farmácias.

 

Dia D contra o Sarampo

 

A Mobilização Nacional contra o Sarampo tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal da população-alvo como forma de interromper sua disseminação no país. Depois de duas décadas sem circulação endêmica, a doença foi reintroduzida no estado de São Paulo no ano passado.

 

Atualmente, 29 municípios paulistas mantêm a circulação ativa do vírus, incluindo Guarulhos, onde foram registrados 1.058 casos no ano passado e 34 neste ano. As demais cidades que estão neste ranking são São Paulo, Guarujá, Santos, Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Mogi das Cruzes, Pirassununga, Santo André, Barueri, Bertioga, Bragança Paulista, Cotia, Franca, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jacareí, Mauá, Mogi Guaçu, Mongaguá, Osasco, Pontal, Rio Claro, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Vicente e Taubaté.

 

Por isso, a Secretaria da Saúde de Guarulhos faz um apelo para que os pais ou responsáveis levem seus filhos maiores de seis meses de idade aos postos, munidos da carteirinha de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se o esquema vacinal está completo. A mesma recomendação vale para os jovens até 29 anos, faixa etária mais acometida pela doença.

 

Além disso, para que a cidade possa ampliar a cobertura vacinal e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, devem ser vacinadas todas as pessoas de 30 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado as doses anteriormente. A campanha se estende até o próximo dia 31 e a vacina pode ser encontrada em todas as UBS e também no Ambulatório da Criança (Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, inclusive para a vacinação de rotina das demais faixas etárias. As únicas contraindicações são as mulheres grávidas e crianças menores de seis meses de idade.