Tocha Olímpica em Guarulhos

0
1219

 

A Tocha Olímpica iniciou nesta terça-feira, dia 3, seu trajeto pelo Brasil até chegar ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para o início das Olimpíadas 2016, no dia 5 de agosto. A chama que representa os Jogos passará por Guarulhos no dia 23 de julho.

 

Como é tradição, a pira olímpica é acesa na cidade grega de Olímpia. A partir de então, inicia sua jornada em direção ao local sede das competições. A Tocha percorrerá 320 cidades do Brasil. O percurso total é de aproximadamente 20 mil quilômetros.

 

tocha-olimpica-em-guarulhosfoto: Marcelo Camargo – ABR

 

Em Guarulhos, o símbolo olímpico passará por um trecho de 10,4 quilômetros. Ao todo, 52 pessoas conduzirão a Tocha pela cidade, em sistema de revezamento a cada 200 metros.

 

No dia da passagem da pira olímpica, será realizado um evento denominado ‘Intervalo’ no Bosque Maia, entre 7h e 14h, com a apresentação de diversas modalidades esportivas.

 

As Olimpíadas 2016 serão a 32ª edição da competição na Era Moderna, sendo que a primeira ocorreu em 1896. Com isso, o País se tornará o primeiro da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos, do qual participarão mais de 10 mil atletas originários de 204 países. Em disputa, estarão 306 medalhas, em 42 modalidades.

 

A organização da passagem da Tocha por Guarulhos está a cargo de um grupo de trabalho da Prefeitura, formado por integrantes de pastas como Esporte, Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Educação, Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade e Guarda Municipal.

 

Tradição milenar

 

A origem dos Jogos Olímpicos remonta à Grécia Antiga, onde foram criados há cerca de 2.500 anos. Naquele período, foram disputadas aproximadamente 300 edições, interrompidas depois da invasão dos romanos. Segundo a mitologia, os Jogos surgiram pelas mãos de Hércules, para homenagear seu pai, Zeus. O herói mitológico teria plantado a oliveira de onde seriam colhidas as folhas para emoldurar a coroa concedida aos vencedores.