Terminal Taboão, em Guarulhos, recebe ação de prevenção do câncer de próstata no encerramento do Novembro Azul

0
169

 

Nesta quinta-feira, 28, agentes do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) estarão no Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos, das 11h às 14h, para conversar e orientar os passageiros sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação encerra as atividades do movimento Novembro Azul promovidas pela EMTU/SP em parceria com diversas instituições voltadas para a saúde dos homens.

 

 

Os enfermeiros do IPGG, instituto ligado à Secretaria de Estado da Saúde, distribuirão material informativo e conversarão com os passageiros a respeito dos cuidados necessários para prevenir esse tipo de câncer, que costuma não apresentar sintomas. Além disso, haverá orientação sobre exames preventivos regulares. A conscientização é importante porque muitos homens, por preconceito e desconhecimento, evitam fazer o controle anual recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia a partir dos 50 anos.

 

​​​​​​​​​​​​Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente na população masculina brasileira, atrás apenas do câncer de pele. Em 2018 foram registrados 68.220 novos casos.

 

Novembro Azul

 

É um movimento mundial que acontece no mês de novembro e visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. As vítimas mais comuns são homens a partir dos 50 anos e pessoas com parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, que desenvolveram a doença.

 

SERVIÇO

 

Evento – Campanha: Novembro Azul

 

Data: 28/11 (quinta-feira)

Horário: 11h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Taboão

Endereço: Av. Natalia Zarif, S/N.º Taboão – Guarulhos