Telefones para facilitar acesso entre empresários locais e IPT

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A Prefeitura de Guarulhos colocou à disposição dos empresários locais duas linhas telefônicas para facilitar o acesso do empresariado local ao Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas –uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos com o IPT de São Paulo. Com a medida, o empresário poderá agendar a visita aos técnicos do IPT com maior rapidez e comodidade. As linhas diretas para contato são 2475-7922 ou 2409-7646. Os interessados deverão procurar Esther Magalhães ou Simone de Almeida.

 

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O que o IPT faz

 

A parceria da Prefeitura com o IPT é um serviço de assistência técnica empresarial cujo foco é a busca por soluções para problemas que prejudiquem a qualidade e produtividade, tanto na parte fabril quanto de gestão. O papel do IPT é lançar mão de seus conhecimentos técnicos e tecnológicos para fazer uma análise detalhada do ciclo de produção, identificar falhas e melhorias possíveis, propor adequações, acompanhar alterações e modificações na gestão, processo ou produto e, eventualmente, ajudar até no desenvolvimento de novos itens.

 

Serviços oferecidos

 

Por intermédio do Programa, serão oferecidas assistências nas seguintes modalidades: Projeto Unidades Móveis (Prumo); Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex); Programa de Qualificação para o Mercado Interno (Qualimint); Programa de Gestão da Produção (Gespro); e Produção mais Limpa (Prolimp).

 

PRUMO – O Projeto Unidades Móveis tem como objetivo aprimorar a qualidade de produtos e processos produtivos para dar maior competitividade a micro, pequenas e médias empresas. Os atendimentos do Prumo são realizados por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que utilizam unidades móveis – veículos equipados com equipamentos laboratoriais portáteis especializados por setor.

PROGEX – O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação foi criado para fortalecer micro, pequenas e médias empresas no processo de exportação, contribuindo para inserção de seus produtos no mercado internacional. O atendimento do Progex tem como objetivo adequar os produtos às exigências técnicas de um determinado mercado externo para que a empresa possa exportá-los.

QUALIMINT – O Programa de Qualificação para o Mercado Interno (Qualimint) é uma ferramenta destinada a empresas que querem qualificar seus produtos com diferencial tecnológico para poder competir no mercado interno. Tais qualificações estão associadas a exigências de grandes empresas, agências reguladoras e certificações. O Qualimint também orienta as empresas a conseguirem a qualificação exigida pelo mercado. Além disso, serão consideradas exigências que o Inmetro realiza.

GESPRO – O Programa de Gestão da Produção atende as empresas que querem resolver problemas de gestão da produção, como estoque, inconformidade na linha de produção, retrabalho e devolução de peças, entre outros.

PROLIMP – O Programa Produção mais Limpa é destinado às empresas que atuam em meio culturalmente ativo do ponto de vista da sustentabilidade. O processo consiste na melhoria das etapas que conduzam, por exemplo, à redução de emissões (gasosas e líquidas) e de rejeitos de produção (sólidos inclusive), ao consumo racional de matérias primas, de água e de energia, à destinação correta dos resíduos e à preocupação com o ciclo de vida dos produtos. Outra opção de abordagem é a de apoiar empresas na condução de projetos com base no eco design, buscando o desenvolvimento de produtos visando seu ciclo de vida e o respeito ao meio ambiente. Os atendimentos do Prolimp são proporcionados por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

Investimento

 

Adequar a empresa para melhorar a qualidade e competitividade mais do que um gasto adicional é um investimento no negócio para avançar em mercados muito concorridos, especialmente em cenário de crise. Ao aderir ao Programa, o empresário ou administrador precisa avaliar o tamanho do desembolso. Na parceria entre a Prefeitura e o IPT, a contrapartida da empresa é baixa, uma vez que o IPT arca com boa parte dos custos (entre 80% e 87%), por meio do próprio Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas (estadual), e Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do governo federal.

 

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Além disso, após o atendimento, o IPT se encarrega de avaliar os serviços prestados, com base em indicadores como aumento de produtividade, redução de refugos, aumento de faturamento, entre outros, por meio de empresa terceirizada credenciada, contratada pelo próprio Instituto. Caso deseje solucionar outros problemas a empresa poderá contratar novos serviços.