Teatro nos Parques 2015 com apresentações em Guarulhos

0
1217

 

A 10ª edição Estadual do Teatro Nos Parques acontece gratuitamente em parques públicos da Capital Paulista, Grande São Paulo e Interior de 4 de julho a 30 de agosto. Serão 28 apresentações, de 17 grupos, em 23 parques.

 

Uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro, com patrocínio Gerdau, Secretaria de Estado da Cultura através do Programa de Ação Cultural – ProAC e promoção Globo.

 

teatro-nos-parques-guarulhos

 

Grupos renomados com repertórios incríveis compõem os espetáculos que trazem circo, teatro de bonecos, bumba meu boi, mamulengo, frevo, reisado, ciranda além de peças inspiradas em obras de: Villa-Lobos, Mário Quintana, Monteiro Lobato, Shakespeare entre outros grandes poetas, músicos e dramaturgos. Uma opção cultural riquíssima que pretende atingir cada vez mais pessoas de todas as faixas etárias: bebês, crianças, adultos e melhor idade. Além disso, tem a intenção de fazer com que o ato de ir ao parque tenha seu significado ampliado para seus frequentadores. Com a inserção do teatro, o parque se torna também uma opção cultural – para além das práticas esportivas e de lazer. Essa é a essência do projeto: bem utilizar o espaço urbano.

 

Desde 2011, o Teatro nos parques  conta com a promoção da Globo em São Paulo, por meio do Arte na Rua, um projeto que valoriza os artistas de rua e reafirma o espaço público como o maior e mais democrático de todos os palcos.

 

O PROJETO

 

Conhecido pelas peças de qualidade e por ocupar os parques públicos com espetáculos de teatro gratuitos, o Teatro Nos Parques surgiu em setembro de 2009 idealizado por Edson Caeiro e acontece gratuitamente com o objetivo de formar público, descentralizar a produção teatral, promover o acesso ao bem cultural em espaços abertos, levar espetáculos a todas as regiões da capital, grande São Paulo e interior do Estado atingindo todas as faixas etárias e classes sociais.

 

Para compor a lista de grupos que participam do projeto, os curadores privilegiam àqueles que têm experiência com teatro de rua. “Há toda uma linguagem diferente de estética e improviso cênico que precisa ser dominada por esses profissionais. Não basta transpor o que vemos no palco para a rua, é preciso haver uma criação estética para o espaço aberto”, afirma Edson.

 

Em 2014, parques de seis capitais brasileiras se tornaram palcos para o projeto. Foram atingidas cerca de 36 mil pessoas em 26 Parques públicos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Realização da 1ª edição nacional somada às edições estaduais fizeram do Teatro Nos Parques o maior circuito de teatro de rua do país somando 415 apresentações para um público estimado de 200 mil pessoas.

 

Entrevista

 

Nós do Guarulhos em Rede fizemos uma breve entrevista com a produtora do Teatro nos Parques, leia:

 

Guarulhos em Rede: O que é o projeto Teatro nos Parques?

Teatro nos Parques: Teatro nos Parques é uma temporada teatral para espaço aberto (Parques) com o intuito de formação de público em espaços que não têm uma programação cultural, promovendo a descentralização da produção teatral e o acesso cultural para a população que não tem o hábito de ir ao teatro.

 

Guarulhos em Rede: Quem foi seu idealizador e a quanto tempo existe?

Teatro nos Parques: Idealizado por Edson Caeiro, Ator e Produtor Cultural, que indo para o teatro e ao passar em frente ao parque notou que haviam crianças no playground e pensou: faço teatro, estou indo para me apresentar, mas será que estas crianças vão ao teatro ? provavelmente não, mas o Teatro pode vir até aqui, então surge a ideia de realizar o projeto. O Teatro nos Parques obtém o seu 1o patrocínio no final de 2008 para a estreia em 05 de Setembro de 2009 no Parque Ibirapuera.

 

Guarulhos em Rede: Porquê levar espetáculos aos parques de SP e região?

Teatro nos Parques: É provado que uma grande parcela da população em nossas cidades não tem o hábito de ir ao teatro pois o acha elitista mas, ao assistir uma apresentação no parque, geralmente gosta e nos diz: “ah! é muito bom, é a 1a vez que vejo e gostei” ou então “Ah muito bom, a gente não pode pagar um ingresso, mas tendo aqui no parque a gente consegue assistir”, “é bom que tenha aqui no parque, tinha que ter mais, toda semana para a gente assistir”, entre outros comentários que mostram que o Teatro é acessível, basta um espaço e o encontro com o público para que ele aconteça, melhor ainda de forma gratuita, possibilitado através de nossos Apoiadores: Proac, Gerdau, Cooperativa de Teatro e Globo.

 

Guarulhos em Rede: Quem é a Damião e Cia. De Teatro?

Teatro nos Parques: A Damião e Cia de Teatro é um grupo de pesquisa e criação de teatro de rua formado por alunos egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Em 2009, a companhia iniciou suas pesquisas através da investigação das diferentes potencialidades que emergem do trabalho do ator na rua. Nessa busca, os atores encontraram potentes matrizes cênico-musicais nas manifestações populares brasileiras e seus brincantes, que se tornaram as grandes referências para a pesquisa do grupo.

Em 2012, a Damião e Cia de Teatro estreou As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo. O premiado espetáculo já viajou por todo Brasil, sendo apresentado em mais de 20 festivais, com um público estimado em 10 mil pessoas. Nesta peça, a companhia cria uma comunhão entre artistas e público, que compartilham uma experiência teatral permeada com o clima festivo das festas populares e alicerçada no diálogo entre a saga do homem contemporâneo e as dramaturgias que emergem dos brinquedos tradicionais.

A Damião e Cia de Teatro acredita que a experimentação poética e coletiva em local público constitui um importante agente de transformação sociocultural, ao criar rupturas no cotidiano – respiros poéticos em meio ao caos dos problemas diários. Com este pensamento, desde 2014, a companhia integra a Rede Usina Geradora de Cultura, conjunto de coletivos que compartilham a gestão da Sala dos Toninhos, na antiga estação ferroviária de Campinas/SP.

 

Guarulhos em Rede: De que trata o espetáculo?

Teatro nos Parques: As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo é um espetáculo de rua baseado em contos populares de enganar a morte. Na trama, Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes – Jesus Cristo e São Pedro. Em agradecimento a sua hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas, ao impedir que a Morte cumpra sua sentença. Através da interpretação de matrizes estéticas da cultura popular brasileira, encontradas no Maracatu, no Cavalo-marinho e na Folia de Reis, a trupe narra a saga desse anti-herói – símbolo de todos os sobreviventes de nosso país que, dia após dia, enganam a morte à sua própria maneira.

 

teatro-nos-parques

Foto: Juliana Milasseno

 

Esta comédia farsesca é baseada no conto de origem medieval conhecido como O Ferreiro e a Morte, sendo que esta fábula também é encontrada em outros diversos registros literários de variadas culturas – passando dos contos clássicos dos Irmãos Grimm aos tradicionais cordéis brasileiros.

Na adaptação realizada pela Damião e Cia, algumas matrizes de expressões regionais da cultura popular brasileira foram escolhidas para a concretização de um espetáculo também popular, ou seja, feito para o povo – compreendido, aqui, como um público majoritariamente não frequentador das salas teatrais convencionais. Assim sendo, a Folia de Reis do interior de São Paulo e Minas Gerais, o Maracatu Nação de Recife e o Cavalo-Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco serviram como inspiração para a criação de todos os elementos constituintes do espetáculo, influenciando não só a dramaturgia, como também a criação dos personagens, piadas, coreografias e músicas.

Dessa forma, a Damião e Cia conduz o público a um divertido acontecimento coletivo, alimentado pelo clima festivo das festas populares – indispensável a qualquer boa comédia – e que tem como herói um sujeito que, acima de tudo, quer viver!

 

Guarulhos em Rede: Quais desafios de levar um projeto como esse?

Teatro nos Parques: Apoio para a realização que se traduz em: autorização do espaço público (Parques) para as apresentações e o patrocínio financeiro para arcarmos com toda a estrutura da temporada: pagamento de cachês dos Artistas e Produtores, logística, divulgação. Soma-se também o trabalho para chegar ao parque e conquistarmos um público que gosta de arte e cultura, mas que as vezes não estão habituados a ver teatro ou até mesmo frequentar o parque.

 

Serviço

 

 

As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo – Damião e Cia. de Teatro

 

Data: 15/08 – SÁBADO – 16h

Local: Lago dos Patos

Endereço: R. dos Coqueiros, s/n° – V. Galvão – Guarulhos – 2459-1813

Gênero: Comédia

Duração: 60 min

Veja programação completa em: http://www.teatronosparques.com.br/estadual/index.html