Sobram vacinas contra a febre amarela em todas as unidades de saúde de Guarulhos

0
1652

 

Quem enfrentou filas para tomar a vacina contra febre amarela há algumas semanas não imaginava que os postos de saúde ficariam vazios. Isso mesmo. Sobram doses fracionadas e faltam interessados na imunização. Portanto, essa é a melhor época para se vacinar. Além disso, todos os postos de saúde de Guarulhos agora têm aplicações disponíveis sem fila e sem agendamento. É só chegar e se vacinar.

 

Consulte aqui http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/ubs o endereço da Unidade Básica de Saúde mais próxima de você.

 

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas, sete pessoas morreram na cidade por causa da doença, a maioria contaminada fora do município. Entretanto, essa semana foi confirmado o primeiro caso de contágio dentro de Guarulhos, na região do Primavera. A Prefeitura vacinou mais de 740 mil pessoas, mas a secretária adjunta garante que a meta é chegar a um milhão. “É uma doença imunoprevinível, então devemos viabilizar a vacinação em massa.”

 

A febre amarela, segundo Mechenas, é uma doença grave, mas apenas 10% dos casos são gravíssimos. Os outros 90% não sentem qualquer sintoma ou não sabem que contraíram a doença. “Algumas pessoas sentem apenas um mal estar e evoluem muito bem”, explicou.

 

VACINAÇÃO NO FIM DE SEMANA

 

Neste sábado, 24 de fevereiro, várias Unidades Básicas de Saúde abrirão as portas para vacinar a população. São elas: Cavadas, Recreio São Jorge, Presidente Dutra, Pimentas e Nova Bonsucesso. O horário de funcionamento será das 8 às 16 horas. A iniciativa deve beneficiar as pessoas que não conseguem ir ao posto de saúde durante o horário de trabalho.

 

CERTIFICAÇÃO

 

Quem for viajar para o exterior e precisar de certificação não deve tomar a dose fracionada, mas a dose integral disponibilizada pelo Ambulatório da Criança e pela UBS Cecap. Essas são as únicas unidades certificadoras. A dose integral mantém o paciente imunizado por toda a vida, enquanto a dose fracionada mantém a proteção por oito anos.