Sistema Guarux concorre a prêmio

0
565

 

A distribuição Guarux – um sistema desenvolvido por técnicos do Departamento de Telecomunicações e Informática (DIT) da Prefeitura de Guarulhos e homologado pelo Ministério do Planejamento – está concorrendo ao Prêmio “Case de Sucesso Portal IT4CIO”, durante a 6ª edição do CIO Weekend 2014. O encontro tem como tema a  “Segurança Digital: do risco à solução” e teve início nesta quinta-feira (18) em Porto Seguro (BA), prosseguindo até domingo (21). Voltado para executivos de empresas desenvolvedoras de soluções em Tecnologia da Informação (TI), o encontro visa a gerar conhecimentos aprofundados sobre o tema para os participantes.

guarux

Guarux tem sido um grande aliado na inclusão digital de deficientes

 

A premiação é entregue ao projeto considerado o mais popular e interessante, com base no número de acessos e votos no Portal IT4CIO. As pessoas já podem acessar pela internet os projetos e votar para ajudar a eleger o vencedor até às 18 horas desta sexta-feira (19). Para isso, antes é preciso fazer um cadastro e logar com o email e senha nolinkhttp://www.it4cio.com/login/login/locate/bm90aWNpYXMvbGVybm90aWNpYS9jcG4vMTM2OQ==#.VBwz_PldU9Y.). Desta forma, o projeto com mais acessos será o vencedor.

 

O sistema Guarux é uma distribuição pioneira no âmbito governamental, totalmente desenvolvida em software livre a partir do Ubuntu e possui ambiente gráfico amigável e de fácil manuseio pelo usuário final. Existe em versão educacional e para escritório, além de possuir aplicativos de acessibilidade visual e motora (para pessoas com deficiência motora como tetraplégicos, além de pessoas com dislexia, Síndrome de Down e autismo), lousa digital e jogo educativo (TDGrux). O TDGrux é um jogo educativo criado para crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que auxilia no desenvolvimento de pessoas autistas.

 

O Guarux também é utilizado como estação de trabalho para os servidores municipais, contabilizando mais de 800 computadores em rede e com suporte remoto instalados em todas as estações, o que corresponde a cerca de 25% do parque de máquinas da administração municipal. É empregado com sucesso nos 27 Telecidadanias (os telecentros da Prefeitura), que possuem mais de 14 mil usuários cadastrados, e oferecem cursos básicos de informática beneficiando a formação de aproximadamente mil pessoas neste ano.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos