Sessão de cinema marca o Dia da Síndrome de Down em Guarulhos

0
108

 

Um público de mais de cem pessoas participou nesta segunda-feira (21) do Cine Inclusivo, uma sessão gratuita de cinema voltada a pessoas com deficiência que exibiu o filme Sing 2 no Circuito Cinema do Shopping Bonsucesso. O evento da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o cinema, marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Antes da exibição da película o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, falou ao público. Ele agradeceu o apoio do gerente do cinema e ressaltou as ações da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão em nome do prefeito de Guarulhos, Guti.

 

Presente no evento, o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, destacou o papel do Cine Inclusivo. “É uma oportunidade de entretenimento e interação após esse longo período de isolamento social devido à pandemia, além de possibilitar uma reflexão para efetivamente proporcionar a inclusão na sociedade, pois participam pessoas com diferentes tipos de deficiência e seus familiares”, afirmou o gestor.

 

Acompanhados de pipoca e refrigerante, os participantes e seus acompanhantes (mães ou pais) se divertiram e se encantaram com a exibição da animação que mistura os gêneros musical e comédia.

 

A oportunidade de socialização entre os deficientes foi abordada por Maria Lucia Rondon, mãe da jovem Roberta, de 15 anos. “Essa atividade é muito boa para o lazer e o convívio com outras pessoas, pois vai além das terapias e médicos”, disse Maria Lucia.

 

Já a mãe da participante Eloísa destacou a troca de experiência entre os acompanhantes. “É uma oportunidade para que as mães se conheçam e assim apoiem umas às outras”, afirmou Rosário Evangelista.

 

Acompanhando o filho Vitor, de dez anos, Viviane Aparecida Doval salientou a promoção da inclusão do segmento. “O evento mostra que há esperança para a inclusão. Ela está acontecendo de fato, além do papel”, disse Viviane.

 

A iniciativa contou também com a participação do secretário-adjunto de Acessibilidade e Inclusão, Martinho Risso.