Servidores serão demitidos

0
1362

 

Nos próximos dias a Prefeitura de Guarulhos irá demitir 170 funcionários públicos aposentados com mais de 70 anos. A maioria deles atua como professor.

 

De acordo com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), as dispensas irão ocorrer para cumprir uma decisão judicial. “Só me resta aplicar a sentença. Só estou procurando ver com a Secretaria de Administração o melhor momento para fazer isso, que deve ser em breve”, disse.

 

almeida-guarulhos

Foto: Lucas Dantas

 

De acordo com o Judiciário, a aposentadoria é compulsória quando o funcionário completa 70 anos. A regra foi incluída na Constituição Federal em 1998, mas não estava sendo aplicada no município.

 

Há temor no funcionalismo que a Prefeitura corte também os servidores aposentados com até 70 anos, como medida de austeridade fiscal para economizar custos. Em abril, Almeida fez um decreto para reduzir em 5% os custos da administração. A estimativa é que haja 1,6 mil servidores nesta situação, sendo que a maioria é professor.

 

Procurado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal (Stap), Pedro Zanotti, não foi localizado para comentar a demissão dos aposentados.

 

Fonte: Folha Metropolitana