Servidores do CCZ participam de capacitação para o manejo de serpentes

0
88

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarulhos promoveu nesta quinta (28) e sexta-feira (29) uma capacitação de servidores para a captura e manejo adequado de serpentes. A iniciativa, que ocorreu no Zoológico Municipal, teve como objetivo a preparação dos colaboradores para essa atividade específica a fim de resguardar a proteção dos profissionais, cidadãos e também das serpentes, sem maltratá-las. Foram 4 horas/aula divididas em módulos teóricos e exercícios práticos ofertados a duas equipes.

 

 

A ideia é estimular o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado de técnicas para o aperfeiçoamento do trabalho. “Acidentes podem acontecer o tempo inteiro. Por isso é fundamental que nossos profissionais estejam prontos para atender as ocorrências da forma mais adequada possível. São as medidas preventivas que fazem a diferença no dia a dia”, disse a gerente do CCZ, Karen Avilez.

 

A capacitação ocorre periodicamente, uma vez que a atividade coloca em risco a saúde e a segurança do trabalhador. “Novos membros passaram a compor o time do CCZ e, de tempos em tempos, precisamos investir em qualificação das equipes para o melhor desempenho profissional e a proteção dos nossos servidores. Vale destacar que a parceria com o Zoo foi fundamental nessa capacitação”, ressaltou Karen.

 

Dentre os conteúdos abordados estavam identificação dos animais, conceitos biológicos, hábitos e comportamentos, acidentes e medidas preventivas, equipamentos de proteção individual, técnicas e instrumentos para a contenção e captura, acondicionamento e destinação do animal.