Saúde terá ações de prevenção no aniversário da cidade

0
336

 

Dentro da programação do 458º aniversário de Guarulhos, a Secretaria de Saúde preparou um roteiro especial de atividades voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. Totalmente gratuitas e abertas à população, as atrações terão início nesta quinta-feira (6) e se estendem até sábado (8), com ações no Lago dos Patos (Vila Galvão), CEU Pimentas, Parque Júlio Fracalanza (Vila Augusta) e no Bosque Maia.

 

 

Nesta quinta-feira (6), estão programadas oficinas de artesanato com exposição, das 8 às 12 horas, no Lago dos Patos (rua Nossa Sra. de Lourdes – Vila Galvão), além de aula de alongamento, às 9 h, e de zumba, às 10 horas, no local. Na mesma data, profissionais de Saúde darão orientações sobre coleta seletiva de lixo, reutilização do óleo de cozinha e cultivo de hortas medicinais no CEU – Pimentas, localizado na Estrada do Caminho Velho nº 351 (Jardim Nova Cidade).

 

Já no sábado (8), as atividades acontecem simultaneamente no Parque Júlio Fracalanza (rua Joaquim Miranda nº 471, na Vila Augusta), bem como no Bosque Maia, onde 15 profissionais de Saúde ofertarão, das 9h às 16 horas, aproximadamente 800 testes rápidos à população, sendo 400 para o HIV e 400 para a sífilis, durante a programação do aniversário de Guarulhos.

No Parque Júlio Fracalanza  haverá atividades de práticas corporais e mentais promovidas pelo Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Cempics, com Tai Ji Qi Gong às 7h30; Trabalho Corporal Orgânico Ritmo e Consciência às 8h15; Alongamento e Relaxamento, às 9h15 e Meditação às 10h30.

 

Circuitos e Trilhas

 

Além disso, no Parque Júlio Fracalanza, várias tendas ficarão à disposição do público das 9 às 16 horas no chamado Circuitos e Trilhas: prevenindo doenças e promovendo saúde, com exposição de ações e vivência de práticas desenvolvidas nos serviços de saúde. Ao todo, serão 13 espaços temáticos onde a população poderá vivenciar a prática de primeiros socorros com a equipe do Samu e receber orientações sobre alimentação e hábitos saudáveis; saúde bucal; plantas medicinais, massagem e auriculoterapia, como tratamentos complementares.

 

Em uma das tendas instaladas no Parque Júlio Fracalanza, as pessoas poderão esclarecer dúvidas quanto ao uso racional de medicamentos, complicações da automedicação, armazenamento e descarte correto com orientação de farmacêuticos. Também terão a oportunidade de conhecer as oficinas de artesanato realizadas na rede para a geração de renda e bem-estar; bem como as técnicas seguras para deslocar, levantar e transportar peso.

 

O Departamento de Vigilância em Saúde organizará um plantão de dúvidas para esclarecimentos sobre o trabalho da Vigilância Sanitária. No local, a população também poderá obter informações sobre o controle do Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus); vacinar cães e gatos contra a raiva; tomar a dose contra a febre amarela e ainda fazer aulas de zumba às 13 horas, às 14h e às 15 h. Por isso, é importante levar a carteirinha de vacinação.