Saúde realiza ação comunitária na Vila Carmela neste sábado

0
497

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio das secretarias de Saúde, de Desenvolvimento e Assistência Social – SDAS, e de Assuntos Difusos – Subsecretaria da Igualdade Racial, irá realizar neste sábado, 15, a Ação Comunitária União dos Povos, na Vila Carmela.

 

Foto: Fabio Nunes Teixeira

A iniciativa é uma parceria com a Igreja Batista da Convenção e tem a finalidade de acolher os imigrantes que vivem nas proximidades da UBS do bairro, garantir a eles o acesso aos serviços de saúde, prestar orientações e encaminhar para cadastro em programas sociais.

Durante todo o dia serão realizadas consultas médicas pré-agendadas, com especialistas das áreas de pediatria, ginecologia e odontologia; ações coletivas com profissionais da saúde bucal, psicologia e serviço social.

Para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, “A raça humana é uma só. Ajudar sem saber a quem, só pode fazer o bem. O governo Guti está comprometido com a valorização humana; independente de cor, raça, origem ou opção sexual”.

 

Programação

 

A partir das 8h30 serão iniciadas as consultas médicas e atividades nas tendas, com orientação para a regularização migratória da igualdade racial. Às 9h, haverá a abertura oficial do evento. A psicóloga Ana Rosana ministrará palestra, às 10h, com o tema “Aspectos psicológicos da imigração”. Começam às 10h30 as apresentações de dança com integrantes do Programa Jovens em Ação – SDAS. O desfile de voluntários com trajes típicos terá início às 11 horas.

 

Foto: Marcio Lino

A programação da manhã será repetida no período da tarde, com o acréscimo de contação de histórias, teatro de fantoches, pintura facial, algodão doce, além dos shows de danças folclóricas, de pandeiro e violão paraguaio guarani. Todas as atividades serão acompanhadas por intérpretes voluntários bilíngues (guarani, quéchua, espanhol, inglês e francês).

 

Serviço

Ação Comunitária União dos Povos

Data: Sábado – dia 15 de julho
Horário: 8h30; abertura oficial, às 09h.
Local: UBS Vila Carmela
Endereço: Avenida Serra da Mantiqueira, 55 – Vila Carmela