Saúde leva vacinas e exames a ação social da Pastoral do Povo da Rua

0
92

 

A Secretaria da Saúde vai participar de mais uma ação social promovida pela Pastoral do Povo da Rua, que será realizada neste domingo (19), das 9h às 12h, ao lado da Igreja Matriz (Catedral), no Centro de Guarulhos. Desta vez os auxiliares de enfermagem e enfermeiro da rede farão busca ativa de pessoas com suspeita do novo coronavírus, bem como irão vacinar contra a gripe e realizar testes rápidos para a detecção de HIV e hepatite C.

 

 

Já a Pastoral do Povo de Rua irá ofertar banho, serviços de cabeleireiro e café da manhã. A parceria com a Igreja Católica é mais uma iniciativa da Secretaria da Saúde para o cuidado dessa população.

 

Desde o início da pandemia de Covid-19 a Secretaria da Saúde estabeleceu um protocolo de atendimento para a população em situação de rua pelo qual, ao ser identificado algum caso suspeito, a equipe do Consultório na Rua oferecerá máscara cirúrgica para a pessoa e álcool em gel 70%, realizando o monitoramento médico dos pacientes com orientações sobre os cuidados a serem tomados de acordo com a gravidade dos sintomas.

 

De acordo com o monitoramento feito pela Saúde junto aos serviços de acolhimento das pessoas em situação de rua da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, até o início deste mês foram diagnosticados três casos de Covid-19 entre essa população. Todos cumpriram isolamento nos serviços de acolhimento e se recuperaram da doença.

 

Em casos de pessoas em situação de rua com sintomas de Covid-19 a população pode acionar as equipes do Consultório na Rua do SUS pelo telefone 2475-8661. Já se for preciso solicitar auxílio a morador de rua sem sintomas de coronavírus o telefone de contato é o da Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social: 2536-4110.