Saúde faz parceria com a Unifran para cirurgia bucomaxilo facial

0
190

 

Cirurgiões dentistas que estão fazendo o Curso de especialização em cirurgia bucomaxilo facial na Universidade de Franca (interior de São Paulo) passaram a utilizar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Macedo e Angélica como campo de estágio, no final do mês passado. Em contrapartida, eles realizaram 109 procedimentos cirúrgicos na cidade, beneficiando pacientes com solicitação cadastrada no Sistema de Regulação das Unidades Básicas de Saúde.

 

Foto: Márcio Lino/ PMG

 

A iniciativa é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Saúde, por meio da Escola SUS, e a instituição de ensino. Por meio dessa parceria, os cirurgiões dentistas atenderão em Guarulhos a cada dois meses, permanecendo na cidade por 10 dias. A proposta é ampliar essa ação em 2019, para diminuir os intervalos das visitas.

 

Nesta primeira intervenção do campo de estágio nos CEOs Angélia e Macedo foram convocados 76 pacientes cadastrados nas UBS. Das 109 cirurgias realizadas, a maior parte foi para a extração de dentes inclusos que não nasceram por falta de espaço suficiente nas arcadas, além de procedimentos cirúrgicos para a retirada de lesões com suspeitas de malignidade da cavidade bucal, entre outros.

 

Os seis primeiros cirurgiões dentistas a participar dessa ação deixaram Guarulhos neste mês, devendo retornar em fevereiro de 2019. Todos os residentes são acompanhados por Docentes da Instituição de Ensino. “Além de possibilitar a interação dos residentes com os profissionais da rede, a parceria ainda proporciona a ampliação da oferta de serviços à população”, explicou Milton Peres Duran, cirurgião dentista, da Gestão de Serviço Especializado Ambulatorial, da Secretaria de Saúde.