Saúde faz mais de 200 atendimentos em ação da Pastoral do Povo da Rua

0
129

 

Mais uma vez a Secretaria de Saúde marcou presença na Ação Social da Pastoral do Povo da Rua, a primeira deste ano, que foi realizada neste domingo (16), das 8 às 14 horas, na Igreja do Rosário (Centro). Participaram da atividade, cerca de 20 profissionais da área, entre cirurgiões dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, o que resultou na realização de mais de 200 atendimentos.

 

Na ocasião, foram realizadas 65 avaliações e orientações em saúde bucal, 40 vacinações contra a febre amarela, 13 coletas de escarro para o diagnóstico da tuberculose, sete orientações pela equipe do Consultório na Rua do SUS, além de 36 testes rápidos para a detecção de HIV, 36 de sífilis, e 36 de hepatite B e C.

Do total de exames realizados, seis pessoas apresentaram resultado positivo para sífilis, entre elas uma gestante, as quais serão acompanhadas e tratadas pela equipe do Consultório na Rua do SUS. Além disso, dois testes foram reagentes para hepatite C, sendo que um deles foi encaminhado para o CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento), uma vez que o outro paciente diagnosticado com a doença já é acompanhado pelo serviço.

A ação social, que teve início com um café da manhã servido aos participantes, também ofereceu almoço, banho, roupas, calçados, corte de cabelo, manicure, aferição da pressão arterial e curativos por voluntários da Pastoral do Povo da Rua. A programação ainda contou com celebração de uma missa e brincadeiras para as crianças em situação de vulnerabilidade.