Saúde Agora abre mais oito UBS sábado para atender a população

0
763

 

Resultado do pacote emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito no mês passado, mais oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar neste sábado, dia 3, das 8 às 17 horas para atender a população: UBS Paraventi, UBS Cavadas, UBS Cambará, UBS Santa Lídia, UBS Nova Bonsucesso, UBS Santos Dumont, UBS Jandaia e UBS Cumbica I.

 

ubs-guarulhos

 

Serão oferecidas consultas médicas, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do colo de útero), testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família. Ainda serão desenvolvidas ações educativas, regularizadas questões administrativas e outras que forem necessárias.

 

A abertura de oito UBS todos os sábados, sendo duas em cada região de Saúde, teve início em 6 de maio passado. Nesse período, já foram realizadas 2.423 consultas médicas e 404 odontológicas; 1.038 exames de prevenção do colo de útero coletados; 806 testes rápidos realizados; 2.634 atualizações efetuadas, sendo 1.060 do Programa Bolsa Família e 1.574 de cadastro E-SUS; e 1.333 vacinas aplicadas.

 

Ao todo, até agora, foram três fins de semana com assistência aos sábados, uma vez que no dia 13 de maio todas as UBS funcionaram exclusivamente para intensificar a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Da mesma forma, neste mês de junho serão três aberturas aos sábados, nos dias 03, 10 e 24, sendo que no dia 17 não haverá atendimento por conta da emenda do feriado de Corpus Christi.