Sabesp amplia horário de redução de pressão na Grande SP

0
559

 

O novo presidente da Sabesp, Jerson Kelman, anunciou nesta quarta-feira (14) que começou a ampliar o período em que a empresa reduz a pressão da água enviada a todos os bairros da Grande São Paulo atendidos por ela.

A medida tem como objetivo a redução de consumo nas torneiras e de perdas nas inúmeras falhas nos encanamentos da empresa. Essa é a principal aposta da Sabesp para diminuir o consumo na população, diante da maior crise de abastecimento da metrópole.

 

agua-pressao-guarulhos

A medida causa também falta de água, principalmente em locais altos em que o morador não tenha uma caixa d’água capaz de abastecer a família por 24 horas. Na prática, essa ampliação da redução de pressão é o que Kelman vinha chamando de aumento de “sofrimento da população”.

Kelman admitiu que o aumento da tática deverá deixar um número ainda maior de pessoas sem água na torneira.
Kelman voltou a dizer que não descarta a adoção de racionamento clássico, em que parte da população fique sem abastecimento por parte do dia.

 

Até este quadro, no entanto, a empresa não anunciou grandes medidas, caso as chuvas deste verão não recomponham os níveis dos reservatórios da Grande São Paulo.

Kelman disse que há a possibilidade de uso de uma terceira cota do volume morto do Sistema Cantareira, que teria 41 milhões de metros cúbicos.

As declarações foram dadas na primeira entrevista coletiva do presidente da empresa e ocorre no mesmo dia em que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a região já passa por racionamento de água.

A declaração de Alckmin ocorre após a Justiça proibir a cobrança de sobretaxa para quem consumir mais água do que a média. Na prática, o governador tenta atribuir às agências reguladoras a instituição do racionamento.

O discurso é o mesmo adotado pela Sabesp e pela Arsesp que entendem que o racionamento na Grande São Paulo está pressuposto uma vez que as agências reguladoras ordenaram a redução de captação de água.

 

Fonte: Guarulhos Hoje