Recuperação de casarão histórico

0
1045

 

As secretarias de Educação e Cultura realizarão uma parceria para viabilizar a recuperação do casarão histórico localizado no cruzamento da avenida Sete de Setembro com a rua Felício Marcondes, no Centro. Segundo o secretário de Cultura, Edmilson Souza, a união será necessária devido a necessidade de recursos.

“O casarão é um vem que não era da prefeitura e foi desapropriado e pago, tendo a emissão de posse no ano passado. Ele passa por um projeto de restauro que não tem recurso federal e essa é maior dificuldade. Precisamos encontrar recursos municipais e por isso estamos fazendo uma parceria com a Educação”, explicou o secretário ontem durante audiência pública na Câmara realizada para apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

casarao-guarulhos

O casarão está fechado desde novembro de 2000, quando a Justiça determinou o despejo do museu municipal, por falta de pagamento dos aluguéis. No mesmo ano ele foi tombado como patrimônio histórico e cultural. O imóvel era de propriedade particular da família de José Maurício de Oliveira Sobrinho, prefeito de Guarulhos no início do século passado. Mesmo adquirido em 1911, a construção só aconteceu em 1937 e ele só foi utilizado, em 1973, quando o município o alugou para ser instalado o Fórum Municipal. Posteriormente em 1977, abrigou a Secretaria de Obras e, nos anos 80, a Junta de Alistamento Militar do Ministério do Exército. A prefeitura decretou o terreno de utilidade pública em 2008 e comprou a área por cerca de R$ 3,5 milhões.

“Será um equipamento de Educação e Cultura porque temos interesse na região central em ter um local de pesquisa e estudo voltado para a questão educacional. Agora a Educação contratou a empresa que fará o projeto para que a gente possa licitar e fazer a obra”, destacou.

 

Fonte: Guarulhos Hoje