Recargas do Bilhete Único Escolar poderão ser feitas a partir de 3 de fevereiro

0
171

 

Para esclarecer todas as dúvidas que estudantes e professores têm nesse período de férias sobre o Bilhete Único Escolar, a Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass (empresa responsável pela emissão do benefício) explicam que as recargas do bilhete voltam a ser realizadas somente no dia 3 de fevereiro, ainda sem a necessidade de revalidação do cadastro, que tem como prazo o dia 30 de abril de 2020.

 

Estudantes e professores também podem fazer sua recarga normalmente após a volta do período de férias, depois de 3 de fevereiro.

 

O Bilhete Único Escolar garante o pagamento de 50% do valor da tarifa vigente. Atualmente existem mais de 300 mil unidades do cartão em circulação.

 

Confira abaixo o passo a passo para tirar um novo cartão ou fazer o desbloqueio, quando isso for necessário.

 

Para estudantes

 

Escola municipal ou particular: RG, CPF, comprovante de endereço recente em nome do titular / pai ou mãe e declaração escolar referente ao ano letivo ou semestre. Estudantes de escola estadual devem levar os documentos acima e também o Escolar Digital correspondente ao ano letivo.

 

Para professores

 

RG, comprovante de endereço recente em nome do titular / pai ou mãe, último holerite, declaração escolar referente ao semestre, carteira de trabalho e, para professores cooperados, o contrato de adesão com firma reconhecida pelos responsáveis e declaração escolar.

 

Regras

 

Para obter o benefício, estudantes e professores da rede de ensino, devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, devem residir a mais de um quilômetro de distância da unidade escolar.

 

Quem é beneficiado pelo transporte escolar gratuito não tem direito ao Bilhete Único Escolar. Também não garantem o benefício cursos de idiomas, de qualificação profissional com duração inferior a dois anos e cursinhos preparatórios para vestibular (sem formação curricular).

 

Confira as demais regras para a obtenção do benefício

 

1) O solicitante do Bilhete Único deve estar presente para que o processo seja feito.

2) Na falta de comprovante de endereço, deverá trazer uma declaração de endereço recente reconhecida em cartório em nome do titular / pai ou mãe. Se o comprovante de endereço for em nome do marido / esposa, levar certidão de casamento.

3) A certidão de nascimento somente será aceita para aqueles que nunca tiveram RG. Em caso de perda do RG, boletim de ocorrência ou protocolo de 2ª via e certidão de nascimento deverão ser apresentados.

4) O sistema desta modalidade é organizado por meio de cotas mensais. É possível acumular créditos carregados no cartão, porém a cota para compra deve sempre respeitar o máximo de 60 viagens. As recargas podem ser realizadas de fevereiro até junho e de agosto até novembro; em dezembro, até o dia 15, sendo que a cota máxima fica fixada em 30 viagens a fim de se adequar ao período letivo.

 

Serviço

 

Loja Guarupass

 

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136, Vila Moreira.