Recargas do Bilhete Único Escolar começam a ser feitas em 1° de fevereiro

0
438

 

As recargas do Bilhete Único Escolar podem ser feitas a partir do dia 1° de fevereiro e todo estudante ou professor de unidade escolar devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação tem direito ao cartão, que garante 50% de desconto sobre o preço do bilhete cheio. O benefício, entretanto, é concedido aos usuários que comprovem residência há mais de 1km de distância da unidade escolar.

 

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) alerta que somente aqueles que são beneficiados pelo transporte escolar gratuito não têm direito ao Bilhete Único Escolar. Cursos de idiomas, de qualificação profissional e preparatórios para vestibular também não garantem esse benefício.

 

Sem dificuldade

 

Não existe dificuldade para se obter o benefício: é necessário primeiramente ter o formulário específico, que pode ser obtido por meio do site ww.guarupass.com.br, na página Central do Bilhete, na seção escolar. Em Cadastre-se, clique no botão da opção desejada. O formulário deverá ser preenchido e carimbado pela escola nos três campos existentes. Também é possível retirar o formulário na própria Guarupass, rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136 – Vila Moreira.

 

Após o formulário ser preenchido, assinado e carimbado, basta comparecer até a Guarupass com os documentos obrigatórios e fazer a recarga mínima de 20 tarifas.

 

Documentos

 

Os documentos necessários para obter o Bilhete Único Escolar variam de acordo com a opção desejada.

 

Para os estudantes: RG, comprovante de endereço recente em nome do titular/pai ou mãe, comprovante de matrícula ou declaração escolar referente ao ano letivo ou semestre. Estudantes de escola estadual devem levar RG escolar mesmo que seja do ano anterior ou documento da PRODESP correspondente ao ano letivo.

 

Para os professores: RG, comprovante de endereço recente em nome do titular/pai ou mãe, último holerite, declaração escolar referente ao semestre, carteira de trabalho e, somente para os professores cooperados, o contrato de adesão com firma reconhecida pelos responsáveis.

 

Créditos Acumulados

 

Os créditos podem ser acumulados no cartão. O prazo para nova compra é sempre pelo mês e não pelo período de 30 dias. Ou seja, se os créditos foram adquiridos no dia 31 de março, a nova recarga poderá ser feita no dia 1º de abril (duas recargas em um prazo de 24 horas, ou menos).

 

Mas existe um número de viagens pré-estabelecidas que precisam ser seguidas: 60 por mês. Uma outra vantagem: o benefício pode ser utilizado nos finais de semana.

 

Os usuários, contudo, devem atentar para um detalhe importante: é preciso renovar anualmente o seu Bilhete Único Escolar, com data limite de 30 de abril de cada ano, por meio do site da Guarupass. Basta entrar na opção Recadastre-se e verificar a documentação necessária.

 

E para finalizar, vale lembrar: a primeira via do cartão é gratuita. Mas se precisar tirar uma segunda via, ela custa o equivalente a 8 tarifas municipais que não serão revertidas em créditos no novo cartão.

 

Serviço

 

Loja da Guarupass: rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136, na Vila Moreira.

 

Site: www.guarupass.com.br