Projeto ‘Mulher, Yabás Bailam em Ti’ oferece oficinas de dança

0
913

 

O projeto “Mulher, Yabás Bailam em Ti” realizado através do PROAC, acontecerá gratuitamente no Centro Municipal de Educação Adamastor a partir de 04 de março. Inscrições abertas pelo site http://yabasbailam.blogspot.com.br/.

 

“Mulher, Yabás bailam em ti” é um projeto baseado na educação, cultura e arte negra, gestado a partir da vivência da Yalorixá Solange D’Oya na religião de matriz africana chamada Candomblé. Inspirado na força das Yabás (divindades femininas africanas) e na mulher brasileira e sua capacidade de lutar, renascer e vencer os grandes desafios desta batalha chamada vida.

 

projeto-yabas

 

A proposta é que os mitos e as danças dessas deusas sejam vivenciados corporalmente, e as/os participantes serão provocados a fazer paralelos entre a trajetória mítica dessas divindades com os ciclos de sete anos da vida da mulher.

 

As Yabás foram mulheres negras com grande poder sobre um determinado elemento da natureza e antes de se tornarem divindades tiveram uma vida humana muito próxima do que vivemos hoje.

 

Elas amaram, lutaram, venceram, perderam, fugiram, tiveram decepções, sofreram, mas em todos estes momentos encontraram caminhos para superar suas dificuldades em um tempo em que o patriarcado já comandava tudo e todos, mas ainda assim conseguiram se manter soberanas em suas posições sociais utilizando a sabedoria e experiência que possuíam.

 

Inspirar-se na força feminina dessas divindades para um processo de autoconhecimento com a arte e a cultura tradicional; Dançar, cantar, criar e verse refletida na profundidade dessas divindades, para se fortalecer e voltar ao cotidiano sabendo da capacidade feminina de criar e comandar.

 

Aos homens não é negada a participação, pois a Yalorixá Solange D’Oya compreende que assim eles poderão refletir sobre suas relações com as mulheres de seu entorno.